Cidade da Praia, 23 Ago (Inforpress) – O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Rui Semedo, acusou hoje o Governo de estar a gerir a questão do anúncio da data das eleições de acordo com os seus interesses.
“Nós não sabemos porquê que aguardamos tanto tempo para marcar as eleições. Alguns dizem que é para dar tempo às câmaras que precisam trabalhar ainda para apresentar a obra, mas nós entendemos que o Governo está a gerir de acordo com os seus interesses, a questão do anúncio da data das eleições”, afirmou.
Rui Semedo fez essas considerações durante uma conferência de imprensa para a apresentação dos candidatos do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), às Câmaras Municipais do Maio e de Santa Catarina do Fogo, nas eleições autárquicas de 2024.
“Até porque, para dar tempo ao primeiro-ministro de procurar todas as ilhas, todos os municípios, inaugurar as obras que ainda precisam ser inauguradas ou anunciar novas obras, como vem fazendo, utilizando recursos públicos para viajar para as ilhas, para fazer a campanha a favor dos seus candidatos autárquicos, precisa desse tempo”, acusou o líder do maior partido da oposição, informando, ao mesmo tempo, que a data marcada para audição do PAICV, no âmbito dessas eleições é 09 de Setembro.
“Imaginem, que só a partir daí se pode ter uma ideia de qual será a data das eleições, criando dificuldades para as candidaturas, que teriam que organizar em função da data, mas criando dificuldades para a própria instituição que organiza as eleições, que precisa ter um quadro previsível para organizar todo o processo eleitoral. Portanto, não entendemos esta demora do Governo em anunciar a data das próximas eleições autárquicas”, comentou.