ACI Congo/Culture: Zous Suprême entend promouvoir la femme africaine ACI Congo/Société: Le Sénat adopte la création d’une agence nationale pour la réinsertion des jeunes ACI Congo/Société: Roger Oyéré réfute les allégations de vente de bébés à l’hôpital de Talangaï AIP Des acteurs échangent sur l’élaboration d’un plan stratégique de lutte contre le travail des enfants AIP La troisième édition du Salon africain du football, prévue du 28 au 29 juin à Abidjan AIP Les transformateurs de la noix de cajou peinent à s’approvisionner face aux exportateurs asiatiques autorisés à acheter à l’intérieur AIP Le salon des Mamans prévu en octobre à Abidjan ACI Congo/Sénat: Pierre Ngolo appelle à mutualiser les efforts pour combattre la criminalité ACI Congo/Education: L’université de Chine envisage d’accompagner le pays dans le domaine de l’enseignement ACI Congo/Climat: Le pays se dote du plan de travail en capacités d’adaptation au changement climatique

Governo está a trabalhar na criação de linha de crédito para municípios investirem nos mercados – PM


  14 Février      50        Economie (20981),

 

Pedra Badejo, 14 Fev (Inforpress) – O primeiro-ministro disse hoje que o Governo está a trabalhar na criação de uma linha de crédito especial para os municípios investirem nos mercados visando melhorar estes espaços públicos e tirar as mulheres chefes de família da pobreza extrema.

Ulisses Correia e Silva fez este anúncio, em Pedra Badejo, Santa Cruz, durante a sua intervenção no acto da apresentação da Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema (ENEPE) 2022-2026 às seis câmaras municipais que compõem a Região Norte de Santiago.

A iniciativa, organizada em parceria com a União Europeia (UE), serviu para dar a conhecer a visão política e medidas de política implementadas e em curso do Governo e apresentar à sociedade civil e as seis câmaras municipais da Região Norte de Santiago as acções estratégicas necessárias para o combate à pobreza extrema a serem implementadas no âmbito do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS II).

Tendo em conta, que segundo ele, é nos mercados municipais que muitas mulheres, sobretudo as chefes de família trabalham, o Governo que lidera vai criar esta linha de crédito especial para que em parcerias com as câmaras municipais possam fazer uma “forte acção” nos mercados municipais.

Esta “forte acção” nesses espaços públicos, além de proporcionar formações às mulheres, visa ainda melhorar a capacidade de organização dos mesmos, de vendas, de qualidade, de fornecimento de bens e serviços com maior apresentação e condições de higiene.

É que, segundo Ulisses Correia e Silva, havendo mais qualidade haverá mais rendimento, tendo em conta que as pessoas vão pagar mais pelos produtos.

Se tal acontecer, o chefe do executivo disse acreditar que as famílias rurais vão ter mais rendimentos no final do dia, quer as que laboram nos mercados, na agricultura e nas pescas.

Ou seja, ajuntou, a promoção da qualificação do comércio informal vai aumentar o rendimento precário das mulheres que vendem nos mercados municipais e nas ruas e que chegam à casa ao final de cada dia com menos de 200 escudos.

“Pode-se mudar isso, tendo em conta que há uma grande parte de concentração da pobreza extrema nos mercados municipais e nas vendas ambulantes. Por isso, estamos a trabalhar para criar uma linha de crédito especial para os municípios investirem nos mercados, tendo em conta que é ali que a maioria das pessoas, sobretudo mulheres chefes de família ganha vida”, anunciou.

Na ocasião, anunciou ainda que o Governo está também a trabalhar para aumentar o nível da produtividade da agricultura, e que está a trabalhar no programa “superação educativa e tecno-profissional”, que vai ser implementado “brevemente”.

Este programa, informou destina-se aos jovens que saíram do sistema do ensino por terem atingido a idade e que não podem entrar no ensino formal.

Relativamente à terceira idade, Correia e Silva anunciou que a pensão social foi alargada a 3.000 idosos sem rendimentos em 2023.

Dans la même catégorie