Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, disse que o Governo está a intensificar, “cada vez mais”, o trabalho da reinserção social e recuperação dos reclusos.
Em declarações à imprensa, momentos antes de presidir ao acto de encerramento da XXIII Semana Nacional de Reclusos, que decorreu, na Cadeia Central da Praia, Joana Rosa assegurou que o Governo pretende devolver bons cidadãos à sociedade.
De acordo com a ministra, trabalhar a recuperação dos reclusos pressupõe criação de medidas de políticas que contribuam para que possam cumprir a pena e saírem de forma diferente.
“Devolver à sociedade bons cidadãos é a responsabilidade do Ministério da Justiça e é nisto que estamos a trabalhar”, assegurou.
Por outro lado, avançou que a semana de reclusos, que este ano centrou-se na saúde mental nas prisões, teve como foco a promoção da autoestima, lazer, descontração, como forma de estímulo à valorização da liberdade.
“Há que haver um equilíbrio entre a mente e o físico e por esta razão trabalhamos essas vertentes com a participação de vários psicólogos e assistentes sociais para a criação de uma maior interacção dentro dos estabelecimentos prisionais”, explicou.
As actividades realizadas durante esta semana, reiterou a governante, contribuirão para uma melhor reinserção social e a redução da reincidência criminal.
A Semana Nacional de Reclusos, realizada anualmente, sempre em Setembro, em todos os recintos prisionais do país , tem por objectivo promover a valorização, ressocialização e o espírito de equipa entre os reclusos, proporcionando assim a interactividade e o entretenimento.
Preconiza ainda trabalhar a saúde física, mental e emocional, com foco na promoção da autoestima, lazer, descontração, como forma de estímulo à valorização da liberdade, com a realização de actividades culturais desportivas e lúdicas.