AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint) ATOP Les ZAAP, une solution pour le développement de l’agriculture togolaise ATOP L’agropole de Kara enregistre des résultats « satisfaisants » ATOP des jeunes d2sœuvres et apprenants en peinture renforcent leurs capacit2s

Governo promete criar condições para a sustentabilidade das rádios comerciais e comunitárias


  14 Février      40        Politique (25348),

 

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro disse este domingo, que o executivo vai criar condições institucionais para a sustentabilidade das rádios comerciais e comunitárias, prometendo para o efeito um debate com os profissionais e entidades do sector.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que tutela a Comunicação Social, fez estas considerações, em declaração à Inforpress, por ocasião do Dia Mundial da Rádio, que se celebra hoje, 13 de Fevereiro.

O executivo, afirmou Lourenço Lopes, vê com interesse o crescimento e afirmação das rádios comerciais e das rádios comunitárias e trabalhará no sentido da criação das condições institucionais que possam concorrer para a sua sustentabilidade.

Segundo o governante, vai se proceder à revisão da Lei da Rádio e para tal haverá debate com os profissionais do sector e com as entidades do sector da comunicação social no País.

“O Governo de Cabo Verde saúda, com respeito e reconhecimento, a todos os profissionais e colaboradores das Rádios, pública e privada, em Cabo Verde e nas comunidades emigradas”, sublinhou Lourenço Lopes.

A data foi escolhida em 2011 e celebrada em 2012, pois foi nesse dia, em 1946, que a Rádio das Nações Unidas emitiu pela primeira vez, em simultâneo, para um grupo de seis países.

Lourenço Lopes lembrou que a Rádio de Cabo Verde (RCV), que já acumula um percurso de décadas ao serviço da comunicação social e dos cidadãos, “acompanhou os principais e mais marcantes momentos do Cabo Verde Independente e Democrático, dando voz às comunidades locais e às organizações da sociedade, promovendo debates públicos entre actores políticos”.

Na sua perspectiva, a RCV tem dado um “contributo inestimável” para o reforço da identidade e coesão nacionais.

“A Rádio continua a ser um meio de comunicação social de grande confiança dos cabo-verdianos”, enfatizou o Adjunto do primeiro-ministro, acrescentando que a Rádio faz parte do quotidiano dos cabo-verdianos, de Santo Antão a Brava.

Realçando o papel da Rádio, disse ainda que esta “informa, ensina, denúncia e promove o pluralismo, a cidadania e a democracia”.

“O Governo de Cabo Verde acompanha, com atenção e satisfação, o desenvolvimento da rádio pública, que se vai adaptando aos novos tempos e exigências de uma sociedade cada vez mais escrutinadora e com uma multiplicidade de opções, num contexto marcado pelas novas tecnologias e pelas redes sociais”, frisou Lopes, apontando que a recente inauguração, pelo conselho da administração da RTC, do estúdio digital e da central técnica da RCV, é “bom exemplo do espírito inovador e de modernização da nossa rádio pública”.

“Neste dia memorável, o Governo liderado pelo Dr. Ulisses Correia e Silva, felicita e reconhece todos os profissionais (jornalistas, técnicos e colaboradores) que têm emprestado a sua dedicação ao desenvolvimento e afirmação da Rádio, enquanto meio de comunicação insubstituível no espectro mediático cabo-verdiano e factor de reforço da liberdade de imprensa, da cidadania e da democracia”, concluiu Lourenço Lopes.

Dans la même catégorie