Bissau,16 Mai 24(ANG) – O Director do Gabinete Jurídico do Gabinete Tècnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE), exorta todos os cidadãos guineenses na diáspora África e Europa de que o processo de atualização dos cadernos eleitorais já estão a decorrer nestas localidades desde 25 de Abril devendo terminar à 25 de Junho.
“Apelo a todos os cidadãos nacionais que vivem na diáspora e que estão abrangidos por esta situação de actualização para se deslocarem às Brigadas de Recenseamento de forma a puderem atualizar os seus registos eleitorais”, disse, hoje, em conferência de imprensa, Luís Epifânio Lopes Machado.
Epifânio Machado acrescenta que as pessoas que não se recensearam no processo passado, e os que perderem os seus cartões podem recorrer as mesas para fazer a segunda via, e que as que mudaram de residências, devem igualmente ir atualizar os seus dados, para que possam exercer os seus direitos de votos nas próximas eleições..
“As pessoas que não estão nessas situações, não têm a necessidade de deslocar-se para as mesas de actualização porque os seus cartões ainda são válidos para o próximo processo eleitoral”, frisou.
O Diretor do Gabinete Jurídico do GTAPE reconheceu que, de facto, o processo de actualização na diáspora iniciou com um ligeiro atraso.
“Por essa razão e para poder abranger todos os cidadãos nacionais e para que ninguém fique de fora , vamos compensar os dias de atrasos.No fim do processo, por exemplo, nos países que iniciaram o processo com cinco dias de atraso, serão adicionados mais cinco dias e assim sucessivamente em função de dias perdidos”, afirmou.
O Director Geral do GTAPE, Gabriel Gibril Baldé, disse que estão a entabular diligências junto do Governo no sentido de disponibilizar meios financeiros, que lhes permite alargar o processo de recenseamento para outros países onde se encontra grande número de cidadãos guineenses.
O Processo de atualização dos cadernos eleitorais iniciou em todo o território nacional no dia 25 de Março e termina no dia 25 deste mês .
A diáspora-África abrange, Senegal que dispõe de duas equipas de recenseamento , Guiné Conacri, Gâmbia, Cabo Verde e Mauritânia ambos com uma equipa cada .
E a diáspora-Europa, abrange Portugal, com três equipas de recenseamento, que se movimentam entre Algarve, concretamente em Albufeira , Olhão, Setúbal, Seixal , Porto e Coimbra.
Outros países europeus abrangidos são Inglaterra , Alemanha , Espanha,Bélgica, Holanda e Luxemburgo .