APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

HUAN já pode fazer exames de imagem aos doentes na Unidade de Cuidados Intensivos


  29 Septembre      34        Santé (15362),

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O Hospital Universitário Agostinho Neto recebeu esta quarta-feira da Associação Austríaca (COSMAS) um conjunto de equipamentos para os serviços de urgência e de ortotraumatologia, pelo que agora é possível realizar exames de imagens aos doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos.
A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração, Imadoeno Cabral, durante uma conferência de imprensa realizada naquele hospital para fazer o balanço dos 21 anos de missão COSMAS em Cabo Verde e para a entrega oficial dos donativos.
“Estamos a testemunhar a recepção de equipamentos de outras valias e de outras especialidades para a UCI, os serviços de urgência, mas também para o serviço de ortotraumatologia. A partir de hoje é possível fazer exames de imagem aos doentes internados na UCI que inicialmente tínhamos de nos deslocar com este a pacientes para o serviço de radiologia”, sintetizou aquele responsável.
Imadoeno Cabral destacou, por outro lado, o papel importante do projecto cooperação e de desenvolvimento existente entre a Associação Austríaca (COSMAS) e o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), que tem permitido ao hospital a qualificação dos seus quadros.
“Neste momento temos duas especialistas que foram capacitadas por esta associação, há também quadros deste hospital que conseguiram deslocar-se à Áustria para formação de curta duração, bem como estágios em várias áreas, nomeadamente cirúrgicas”, salientou.
Com esta cooperação, fez saber Imadoeno Cabral, o HUAN já recebeu doações de materiais avaliados em mais de 50 milhões de escudos, tendo frisado que o serviço de ortotromatologia tem as condições que tem derivado do “forte apoio” desta associação.
O presidente do conselho de administração anunciou ainda que muito brevemente serão enviados especialistas à Viana para treinamento em cuidados dos doentes críticos.
Actualmente, mencionou, o HUAN presta serviços de fisioterapia com duas fisioterapeutas treinadas fora do país que estão a ocupar dos doentes críticos internados na UCI e, neste momento, o hospital está a oferecer serviços de fisioterapia para pacientes em regime ambulatorial.
“Neste momento estamos em regime experimental para reorganizar a nossa base operacional para uma gestão mais concentrada nos resultados, houve estagnação devido à pandemia, por isso, neste momento conseguimos implementar uma nova directiva para algumas áreas que consideramos mais sensíveis que são os serviços de exames de imagem, exames laboratoriais, e consultas”, referiu Imadoeno Cabral.
O responsável informou ainda que há 15 dias, o hospital eliminou a lista de espera dos anos 2019, 2020 e 2021 para exames de diagnóstico e reduziu também a lista de espera para exames laboratoriais para 15 dias.
Precisou ainda que a intenção é, até final deste ano, ter marcação livre para exames de radiologia convencional, exames de tomografia e exames de mamografia, enfatizando um plano estratégico para as consultas para que no próximo semestre, eventualmente, tenha-se zero lista de espera nos anos 2020 e 2021.
Por seu lado, Carla Kriergel, em representação da COSMAS disse estar impressionada com o empenho de cada um dos médicos ao longo destes anos, sublinhando que a associação continuará a apoiar Cabo Verde.
Anunciou que vão chegar a Cabo Verde mais médicos com novos domínios de especialização, que constituirá a equipa, nomeadamente especialista das áreas de anestesia e cirurgia plástica que é “muito importante”.

Dans la même catégorie