APS SENEGAL-TOURISME / Saly : la cheffe du service du tourisme s’attend au regain d’activité du secteur APS SENEGAL-POLITIQUE-JUSTICE / L’opposant Ngagne Demba Touré arrêté pour cinq chefs d’accusation MAP Casablanca : présentation de la 9ème édition du rapport « CFC Africa Insights » sur la ZLECAF ANP Présentation à la Direction de la Police de Maradi de plusieurs groupes de malfaiteurs MAP New York: Focus sur le périple “inspirant” de Mustapha Zemmouri, premier explorateur africain de l’Amérique du Nord MAP L’UNESCO salue les objectifs ambitieux de l’Union africaine pour l’éducation ANP Le ministre du Commerce et de l’Industrie préside l’Atelier de validation de la Politique Industrielle Nationale (PIN) MAP Visite au Maroc du Général d’Armée Michael Langley, Commandant du Commandement américain pour l’Afrique « USAFRICOM » AIP Le COSIM appelle les fidèles musulmans à donner du sang pour sauver des vies pendant le mois de Ramadan AIP Un séminaire international sur les revêtements routiers en Afrique s’ouvre lundi à Abidjan

HUAN já pode fazer exames de imagem aos doentes na Unidade de Cuidados Intensivos


  29 Septembre      33        Santé (15212),

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O Hospital Universitário Agostinho Neto recebeu esta quarta-feira da Associação Austríaca (COSMAS) um conjunto de equipamentos para os serviços de urgência e de ortotraumatologia, pelo que agora é possível realizar exames de imagens aos doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos.
A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração, Imadoeno Cabral, durante uma conferência de imprensa realizada naquele hospital para fazer o balanço dos 21 anos de missão COSMAS em Cabo Verde e para a entrega oficial dos donativos.
“Estamos a testemunhar a recepção de equipamentos de outras valias e de outras especialidades para a UCI, os serviços de urgência, mas também para o serviço de ortotraumatologia. A partir de hoje é possível fazer exames de imagem aos doentes internados na UCI que inicialmente tínhamos de nos deslocar com este a pacientes para o serviço de radiologia”, sintetizou aquele responsável.
Imadoeno Cabral destacou, por outro lado, o papel importante do projecto cooperação e de desenvolvimento existente entre a Associação Austríaca (COSMAS) e o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), que tem permitido ao hospital a qualificação dos seus quadros.
“Neste momento temos duas especialistas que foram capacitadas por esta associação, há também quadros deste hospital que conseguiram deslocar-se à Áustria para formação de curta duração, bem como estágios em várias áreas, nomeadamente cirúrgicas”, salientou.
Com esta cooperação, fez saber Imadoeno Cabral, o HUAN já recebeu doações de materiais avaliados em mais de 50 milhões de escudos, tendo frisado que o serviço de ortotromatologia tem as condições que tem derivado do “forte apoio” desta associação.
O presidente do conselho de administração anunciou ainda que muito brevemente serão enviados especialistas à Viana para treinamento em cuidados dos doentes críticos.
Actualmente, mencionou, o HUAN presta serviços de fisioterapia com duas fisioterapeutas treinadas fora do país que estão a ocupar dos doentes críticos internados na UCI e, neste momento, o hospital está a oferecer serviços de fisioterapia para pacientes em regime ambulatorial.
“Neste momento estamos em regime experimental para reorganizar a nossa base operacional para uma gestão mais concentrada nos resultados, houve estagnação devido à pandemia, por isso, neste momento conseguimos implementar uma nova directiva para algumas áreas que consideramos mais sensíveis que são os serviços de exames de imagem, exames laboratoriais, e consultas”, referiu Imadoeno Cabral.
O responsável informou ainda que há 15 dias, o hospital eliminou a lista de espera dos anos 2019, 2020 e 2021 para exames de diagnóstico e reduziu também a lista de espera para exames laboratoriais para 15 dias.
Precisou ainda que a intenção é, até final deste ano, ter marcação livre para exames de radiologia convencional, exames de tomografia e exames de mamografia, enfatizando um plano estratégico para as consultas para que no próximo semestre, eventualmente, tenha-se zero lista de espera nos anos 2020 e 2021.
Por seu lado, Carla Kriergel, em representação da COSMAS disse estar impressionada com o empenho de cada um dos médicos ao longo destes anos, sublinhando que a associação continuará a apoiar Cabo Verde.
Anunciou que vão chegar a Cabo Verde mais médicos com novos domínios de especialização, que constituirá a equipa, nomeadamente especialista das áreas de anestesia e cirurgia plástica que é “muito importante”.

Dans la même catégorie