APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Hungria defende uma ajuda “mais real e verdadeira” da União Europeia a Cabo Verde


  8 Juin      95        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress) – O ministro húngaro dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Péter Szijjártó, defendeu hoje, na Cidade da Praia, a necessidade de a União Europeia (UE) “apoiar mais” Cabo Verde, oferecendo uma ajuda “real e verdadeira” ao arquipélago.

Péter Szijjártó, que se encontra na capital cabo-verdiana para proceder à entrega de 100 mil doses da vacina AstraZeneca e assinar um acordo de empréstimo no montante de 35 milhões euros, apelou ao parlamento europeu para “deixar de bloquear” as questões que têm a ver com apoios oferecidos a Cabo Verde.

A nossa intenção, a nossa vontade e dedicação é fazer com que a UE aprove formas de facilitação de concessão de vistos para os cabo-verdianos e que a Comissão Europeia ofereça ajuda à protecção das fronteiras de Cabo Verde. E apelamos ao Parlamento Europeu que deixe de bloquear as questões que tem a ver com apoio oferecidos à Cabo Verde”, declarou o governante húngaro.

Péter Szijjártó, que falava à imprensa após um primeiro encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Rui figueiredo Soares, justificou o donativo de 100 mil doses de vacina contra covid-19 a Cabo Verde com a “necessidade de ajudar o País a ultrapassar os desafios sérios” que a pandemia veio impor a todos países, nomeadamente nas áreas da saúde, economia e segurança.

Falo de um desafio na área de segurança porque a pandemia pode significar um facto importante na criação de novas ondas migratórios no mundo, isto é particularmente verdade aplicada no caso da África, de onde saiu uma pressão migratória considerada para a Europa nos últimos cinco anos”, precisou a mesma fonte.
Neste sentido explicou que a intenção da Hungria é contradizer essa tendência, isto é, oferecendo ajuda localmente para garantir que as pessoas deixem as suas casas em busca de segurança em outros países.

Foi por esta razão que nós trouxemos 100 mil vacinas AstraZeneca para República de Cabo Verde, o que significa que as autoridades de saúde cabo-verdianas podem triplicar as doses já administradas”, explicou.

Além dos apoios nas áreas da saúde, salientou que é “muito importante” desenvolver a cooperação em outras áreas, como a económica.

Neste sentido realçou o lançamento hoje do programa de mobilização de água, orçado em 35 milhões de euros, financiado pelo Eximbank húngaro, e cuja implementação também contará com o envolvimento de empresas húngaras.

As empresas húngaras vão participar na modernização das maiores estações de tratamento de água de Cabo Verde. Gostaríamos que a União Europeia seguisse o exemplo húngaro oferecendo uma ajuda real e verdadeira para Cabo Verde, assinando também o acordo bilateral de parceria com a República de Cabo Verde”, manifestou.

A delegação do ministro Péter Szijjártó integra representantes de instituições bancárias, empresários e altos funcionários públicos da Hungria.

Para além do encontro bilateral com o seu homologo, o governante da Hungria efectuou visitas de cortesia ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e ao presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Dans la même catégorie