AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

ICIEG mobiliza verbas do Fundo do Turismo para transversalização da igualdade de género no sector


  28 Juillet      86        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e o Fundo do Turismo assinaram terça-feira, na Cidade da Praia, um protocolo para a transversalização do género sector.
O acordo, segundo o memorando de entendimento, prevê a mobilização de verbas para o plano de acção de transversalização de género no turismo, uma ferramenta estratégica de intervenção no sector do turismo, elaborado pelo ICIEG.
Esse fundo, precisa o documento, a que a Inforpress teve acesso, preconiza medidas concretas alinhadas com os objectivos estratégicos do Programa de Governo da IX Legislatura, nomeadamente o objectivo de requalificação do turismo como pilar central da economia cabo-verdiana e o de transformar Cabo Verde numa nação exemplo no mundo em matéria de igualdade de género e de inclusão social.
Para isso, o Instituto do Turismo de Cabo Verde, através do Fundo do Turismo, e o ICIEG, assinaram este protocolo com a finalidade de apoiar o sector turístico na utilização de uma abordagem de género.
Após a assinatura do documento, a presidente o ICIEG, Rosana Almeida, enalteceu essa parceria pela importância que o turismo representa para Cabo Verde e pela percentagem de mulheres que estão no sector.
Por isso, considerou que o plano de acção de transversalização de género no turismo é “ambicioso”, informando que vai ser adaptado à realidade da retoma, levando em conta os impactos da covid-19 no sector.
Para a sua implementação, indicou, torna-se “fundamental” a criação de um núcleo e uma comissão com a responsabilidade de fazer o seguimento do plano, que vai dar grande destaque aos sistemas dos cuidados e a promoção do trabalho digno das mulheres que laboram no sector do turismo.
Por sua vez, o presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Humberto Lélis, disse que a instituição está focada no aprimoramento dos recursos humanos no país, “incluindo homens e mulheres”, com a realização de várias acções de formação e projectos de diversificação da oferta turística.
De entre os projectos destacou o ‘Cape Safety’ para a melhoria da qualidade da restauração para dar respostas aos efeitos da pandemia e ao empoderamento das mulheres.
Em relação ao protocolo, Humberto Lélis garantiu que o ITCV vai estar “engajado” na consecução dos objectivos consagrados no documento, “que são comuns às duas instituições”.
O protocolo rubricado tem a duração de 36 meses, renováveis por igual período, podendo sempre que necessário, e por acordo das partes, em qualquer momento, sofrer as alterações convenientes que serão objecto de uma adenda.

Dans la même catégorie