Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – Cinquenta idosos de diversas localidades da cidade da Praia participam hoje em actividades desportivas, recreativas, lúdicas e artísticas promovidas pela Fundação Donana em parceria com o grupo Khym Negoce.
A iniciativa, segundo a presidente da fundação, Ana Hopffer Almada, enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas, assinalado hoje, e procura sensibilizar a sociedade para o envelhecimento saudável e a protecção e o cuidado aos direitos dos idosos.
Segundo a promotora, são 50 idosos beneficiários da Casa da Sopa e pertencentes a uma rede de associação dos diferentes bairros da capital.
“Cada associação tem uma cota de idosos que vai trazer e temos também os idosos da Casa da Sopa, um projecto da Fundação Donana financiado pelo grupo Khym Negoce. Vem idosos da Bela Vista, Pensamento e do Lar de Idosos do Castelão e vamos ter de todos os bairros”, apontou.
A Casa da Sopa, na localidade de Pensamento, em funcionamento há dois anos, foi um dos projectos financiados pelo grupo comercial, avançou Ana Hopffer Almada, saudando a “atitude “louvável” do grupo que tem assegurado refeições quentes aos idosos e pessoas vulneráveis do bairro e arredores.
Ana Hopffer Almada alertou para a crescente taxa de idosos no país e dos associados como a da assistência e garantia dos direitos fundamentais, defendendo o incentivo à “resiliência, carinho, amor e respeito” por esta camada populacional.
“Já não podem dar o contributo directo mas podem dar contributos indirectos em casa com os netos porque são manancial de valores que vão transmitir para as gerações futuras”, disse, destacando a importância de apostar em actividade diárias para os idosos.
Rayra Fernandes, do departamento de marketing de Khym Negoce, avançou que foi feita uma programação “cheia de vida” com recurso a ginástica Mexi Mexê, workshop de pintura com o artista Joaquim Semedo, feira de artesanato, palestra sobre os direitos dos idosos e triagem de saúde com presença de enfermeiros em Praça Center, Palmarejo.
Este ano, sublinhou, o grupo completa 30 anos cultivando o princípio de ajudar no desenvolvimento de Cabo Verde que passa também pela parte emocional.
“Quando surgiu a oportunidade deste projecto não podíamos dizer não, é um projecto bonito, de ver a sociedade se desenvolver e poder prestigiar as pessoas que fizeram parte da nossa história”, explicou, realçando a necessidade de maior envolvimento das empresas privadas.
O Centro Multiuso da Terceira Idade e Cuidados Integrados da Cruz Vermelha, em parceria com o Ministério da Saúde e Ministério da Família e Inclusão Social, promove também um conjunto de actividade como animação musical, palestras com intervenção das instituições públicas, entrega de brindes e almoço.
O centro, informou a instituição em nota, tem desempenhado um papel importante no acolhimento e cuidado com os idosos que precisam de uma atenção especial realizando actividades diárias que tem auxiliado os idosos a terem uma vida dinâmica no centro e em casa.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), este ano celebrado sob o lema “Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança”.
É uma oportunidade de realçar e recordar o importante papel que os idosos desempenham na resposta aos desafios globais e contribuir para soluções com resiliência e coragem.