MAP Le Mali suspend trois mois la diffusion de la chaîne en français TV5 Monde (officiel) AIB L’Etat -major général des forces armées salue la victoire de Iron Biby comme d’un encouragement au FDS MAP Addis-Abeba: Participation de l’Union Africaine des Promoteurs Immobiliers à la 1ere édition du Forum Africain de l’Urbanisme ANP Dosso accueille le 1er Conseil Syndical du mandat 2022-2025 du Syndicat National des Agents des Douanes Inforpress Óbito: Ministro da Agricultura destaca Miguel da Moura como um homem “forte e dedicado” que sempre transmitia confiança aos outros Inforpress Governo decreta dois dias de luto nacional pela morte do secretário de Estado da Economia Agrária Miguel da Moura Inforpress CPLP: Director da Acção Cultural diz que 35 milhões de pessoas não alfabetizadas exige políticas robustas e assertivas Inforpress São Vicente: Bombeiros municipais apetrechados com quatro viaturas no espaço de um mês AIP Le président Vladimir Poutine invite son gouvernement à envisager de restreindre les exportations d’uranium, de titane et de nickel MAP Kenya: les employés de l’Aviation suspendent leur grève

IEFP/30 anos: Paulo Santos defende criação de condições para manter quadros activos e evitar emigração laboral


  23 Août      4        social (780),

 

Cidade da Praia, 23 Ago (Inforpress) – O presidente do conselho directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, defendeu hoje a criação de condições para manter quadros activos e evitar a emigração laboral, tendo em contas as “pontencialidades” do país.
Paulo Santos falava aos jornalistas, na cidade da Praia, à margem do fórum internacional para celebrar os 30 anos de actuação dedicada ao emprego e desenvolvimento de competências profissionais em Cabo Verde.
A seu ver, a emigração laboral é um processo normal e, neste caso, comentou que a emigração laboral tem aumentado devido à flexibilização das leis em Portugal de visto de procura de trabalho.
“Cabo Verde é um país com potencialidades, um país de mar, da economia azul, onde podemos aproveitar a agricultura, o sector do turismo que está em crescimento e as tecnologias de informação”, disse Paulo Santos.
O presidente do IEFP afirmou que a instituição tem feito o seu papel em formar jovens, avançando que por ano são formados cerca de seis a sete mil jovens.
De igual modo, referiu que os centros instalados em todo o país deram ao IEFP uma relevância na execução das políticas e dos instrumentos internos da instituição.
“Queremos dotar os centros de boas condições nos espaços oficinais para que tenham boas condições de formação semelhantes aos da Europa, para que possamos formar com qualidade e acompanhar com as novas tecnologias”, reforçou este responsável.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, criado em 1994 através do decreto-lei nº 51/94, de 22 de Agosto, comemora os 30 anos da sua criação sob o lema “Construindo carreiras e transformando vidas”.
Neste sentido, foi realizado durante o período da manhã, o fórum internacional com o objectivo de fomentar diálogo e intercâmbio de perspectivas com os actores estratégicos, nacionais e internacionais sobre o futuro e novas perspectivas para o IEFP.

Dans la même catégorie