AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

IFC Africa vai disponibilizar a Cabo Verde 50 milhões de dólares para os sectores do turismo e transportes


Cidade da Praia,30 Set (Inforpress) – A International Finance Corporation (IFC) para África vai disponibilizar a Cabo Verde, nos próximos meses, 50 milhões de dólares para apoiar as empresas a nível do turismo, transportes e aeroportos, anunciou esta quinta-feira o vice-presidente da instituição.
Sérgio Pimenta, que falava durante uma conferência de imprensa, após se reunir com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou que este empréstimo terá um impacto “bastante importante” nas empresas cabo-verdianas uma vez que será um financiamento a longo prazo.
Segundo explicou, os 50 milhões de dólares serão desembolsados “nos próximos meses” para ajudar o país a nível do turismo, da conectividade dos transportes com apoio nos aeroportos, mas, sublinhou que a ideia é continuar a colaborar com Cabo Verde e alargar esse apoio para outros sectores como energias, economia digital, entre outras áreas.
“Queríamos também ver o que podemos fazer com as instituições financeiras para poder apoiar a criação de pequenas e médias empresas e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas já existentes”, sustentou o responsável que assegurou que a International Finance Corporation irá disponibilizar também instrumentos inovadores para as empresas cabo-verdianas.
Entretanto, adiantou que durante o encontro tiveram a oportunidade de falar sobre os sectores da energia, saúde, turismo, turismo sustentável e infra-estruturas, áreas essas, que no seu entender, são “importantes e cruciais” para a criação de emprego para jovens e mulheres e para o crescimento do país.
“Nos estamos extremamente empenhados em apoiar o país no seu plano de desenvolvimento sustentável e vamos aumentar as nossas operações aqui em Cabo Verde”, apontou.
Na ocasião, Sérgio Pimenta saudou ainda o Governo pelo facto de conseguir a estabilidade ao nível macroeconómico perante a tripla crise que o arquipélago enfrenta, com implementação de medidas e políticas de apoio às empresas e aos cidadãos nacionais.
Por seu lado, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, realçou a parceria que Cabo Verde tem com a IFC, adiantando que a ideia é reforçar esta colaboração a nível de financiamento de projectos de investimentos privados, mas também a nível de assistência técnica especializada.
Segundo o chefe do Governo, a prioridade são projectos ligados ao sector do turismo sustentável com impacto na criação de emprego jovem, com efeito multiplicador e maior capacidade de criação de valor acrescentado e aumento da qualidade de oferta.
“O turismo verde, mais aposta na eficiência energética, na gestão circular na água, na eliminação dos plásticos nos consumíveis e na mobilidade elétrica”, apontou o chefe do Governo, indicando que vão ser reforçados também investimentos para os portos e aeroportos visando a unificação do mercado nacional e a ligação do país com o mundo.
Na mesma linha, considerou que a ICF poderá ser também uma parceria importante na construção do novo hospital na Cidade da Praia, sendo que tem experiências em modelo de gestão a nível da saúde, e poderá ainda aproveitar das potencialidades que o arquipélago tem para o desenvolvimento da indústria farmacêutica e das capacidades da economia digital.
Entretanto, Ulisses Correia e Silva sublinhou que neste momento o arquipélago precisa de investimentos e de financiamentos que façam o país crescer com sustentabilidade e garantiu que estão a trabalhar para a sustentabilidade e uma boa gestão da dívida pública.

Dans la même catégorie