ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024

IGAE diz que consumidores estão mais atentos e que muitas vezes fazem fiscalizações através das suas denúncias


  19 Août      46        Economie (20969), Santé (15366), Securité (3001),

 

Cidade da Praia, 19 Ago (Inforpress) – O presidente da IGAE, Paulo Monteiro, afirmou que os consumidores estão mais atentos na compra dos seus produtos e que, muitas vezes, mandam denúncias e reclamações de produtos fora de prazo e de qualidade para averiguações.
Esta observação foi feita esta quarta-feira por este responsável da Inspeção-geral das Actividades Económicas (IGAE), no âmbito da destruição de produtos apreendidos fora de prazo, impróprio para o consumo e em embalagens não apropriadas, realizado esta terça-feira, 16, após fiscalizações a estabelecimentos comerciais a vários bairros da Cidade da Praia.
Segundo indicou, nesta operação foram destruídas aguardentes produzidas sem licenciamento industrial, à base de açúcar refinado, transportada em recipientes impróprios, violando os requisitos de segurança e higiene dos géneros alimentícios, assim como produtos alimentícios, fora do prazo de validade.
“Porque é prioridade da IGAE o bem-estar e a saúde pública de todos, disse Paulo Monteiro, que acrescentou que foram também apreendidos vários outros produtos, como ovos fora de prazo, outras bebidas alcoólicas, como cervejas, “pontxe” e demais produtos alimentares que não se encontravam em condições normais de consumo.
Paulo Monteiro explicou que os produtos são normalmente apreendidos no âmbito das fiscalizações normais e, ainda, através de denúncias, tendo revelado que a IGAE tem recebido denúncias de pessoas que constatam produtos fora de prazos que depois vão averiguar.
“Os consumidores estão mais atentos agora e, às vezes, nos mandam denúncias e reclamações, de lojas, mercearias, minimercados, com produtos fora de prazo, e actuamos em conjunto com a Câmara Municipal, a Polícia Nacional e às vezes com a ERIS, conforme áreas de actuação”, afirmou.
Neste sentido, instou os consumidores a estarem atentos e a consultarem sempre o prazo de validade antes da compra de qualquer produto.
“Para nós o mais importante seria que tudo estivesse legal porque daria menos trabalho, até porque o nosso objectivo não é penalizar”, realçou, lembrando que muitas vezes os proprietários tentam “passar a perna” (enganar) aos consumidores que não estando atentos e podem levar produtos sem qualidade para a casa.
O presidente do IGAE assegurou que esta instituição tem dado resposta a esta situação, com deslocações efectuadas a todos os concelhos onde a IGAE não está presente.
Garantiu que esta reguladora tem equipas suficientes, que trabalham com programação e com estratégia bem montada, afirmando que se pode trabalhar com pouco fazendo muito, dependendo da estratégia traçada.

Dans la même catégorie