AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Inacep/ Novo Diretor-geral investido nas funções


  28 Mai      78        Société (44866),

 

Bissau, 28 Mai 21 (ANG) – O ministro da Comunicação Social conferiu hoje posse ao novo Diretor-geral da  Imprensa Nacional (INACEP), na pessoa de Paulino Mendes que substitui Bambo Banjai.

Fernando Mendonça disse no acto de investidura que a sua nomeação não tem nada a ver com o juízo de valores, mas sim com a dinâmica que o pelouro está a ter.

Mendonça prometeu todo o apoio institucional à nova direção da gráfica pública guineense para poder levar a cabo reformas urgentes e inadiáveis na referida instituição, reconhecendo que anteriores diretores enfrentaram dificuldades nos seus exercícios.

“Vamos colocar os olhos na INACEP porque não é de hoje que houve problemas nessa instituição. Qualquer diretor vai ter a mesma dificuldade que os outros tinham, por isso, o novo responsável deve ser muito criativo”, referiu Mendonça.

Acrescentou que essa criatividade vai obrigar ao governo a decidir que tipo de política quer para esta instituição, sustentando que a mudança profunda da INACEP não se resume apenas na mudança das pessoas.

De acordo com o titular da pasta de Comunicação Social, o mais importante é de o governo decidir o que quer com esta empresa,  para se saber se vai ser uma empresa totalmente de capital pública como é o caso até hoje ou se vai abrir para outra situação como a de capital privada, salientando que “esta é uma decisão urgente e necessária”.

Fernando Mendonça sublinhou que  é preciso gerir com transparência e competência o pouco que existe na empresa, tendo afirmado que acredita que o novo diretor vai conseguir cumprir com essa exigência.

“Se de fato vamos exigir que haja muita competência e transparência na gestão da INACEP, vamos dar também todo o nosso apoio institucional para que isso aconteça”, disse, tendo prometido combater a corrupção e o nepotismo.

Disse que é normal o movimento do pessoal em qualquer instituição, justificando que o responsável pela nomeação pode acreditar que numa certa  pessoa pode-se ter  mais resultados, acrescentando que não quer que a empresa continuasse com o excesso de pessoal ou falta de material de trabalho.

“Já basta estas desculpas. Só é ajudada à pessoa sérias caso contrário não. Se queremos acompanhamento de instituições ou de pessoas temos que ter seriedade na nossa pessoa e nos nossos atos”, frisou.

Assistiram a cerimónia de investidura do novo DG da Inacep EP, os Diretores-gerais de órgãos públicos da comunicação Social, nomeadamente da Agência de Notícias da Guiné (ANG), Salvador Gomes, do Jornal Nô Pintcha, Abduramane Djaló e da Rádio Difusão Nacional (RDN), Mamasaliu Sané. 

Dans la même catégorie