MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

 Inacep/“Atualmente, a empresa funciona apenas para pagar salários, pensar no lucro é impossível”, diz DG


  7 Janvier      54        Entreprises (544), Société (45053),

 

Bissau, 06 Jan 23 (ANG)- O Director-geral (DG) da Imprensa Nacional,EP  (Inacep), Paulino Mendes disse  esta, sexta-feira, que a gráfica estatal com autonomia financeira própria funciona  apenas para pagar salários dos  funcionários.

“Pensar em obter lucros é impossível”, diz Mendes em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG), em jeito de balanço de mais um ano de exercício naquela instituição.

“Não é normal que uma empresa trabalhe apenas para pagar salários, porque a finalidade de qualquer que seja empresa é também o de obter lucros, dar melhor condições de vida e de trabalho aos seus funcionários”, disse o Director-geral da Inacep.

Mendes contou que  a empresa conta agora com cerca de 140 funcionários mas que, na realidade, precisa de contar com apenas 30.”Existem  pessoas que estão na empresa mais que não produzem algo se quer”, disse.

Questionado sobre a possibilidade de diminuir os  funcionários respondeu que, de momento é impossível tirar as pessoas de trabalho “porque, não há como as  indeminizar” .

“Iniciamos em 2022 com alguns problemas ligados às nossas máquinas, mas felizmente, conseguimos fazer com que algumas funcionassem, sobretudo a maior que temos ”, referiu.

O Director-geral de Inacep disse que  estava a espera de se encarregar da produção de Boletins de Recenseamento eleitoral mas que acabou por ver esse serviço ser encomendado à uma empresa privada, o que diz ser “um absurdo”

“Temos  dificuldades na questão de potencial clientela, uma vez que o Estado acaba por afetar o que ele mesmo chamou de serviço de exclusiva competência da gráfica nacional à gráficas privadas, e com finalidades desconhecidas”, disse Mendes.

Perguntado se estão a prever  algo para inverter essa  situação, Paulino Mendes disse que sim, “porque essa  tendência deve ser invertida”.

Acrescentou que, ainda no decorrer de 2023, essa  situação pode ter como consequência um “eco” nas instâncias judiciais, “para se valorizar  a competência da gráfica pública” .

“Na regra,  foi elencado um conjunto de matérias de atividade concorrencial. Mas, o Estado criou um regime excepcional onde ficou esclarecido alguns trabalhos que devem ficar afeto à gráfica pública, por razões de documentos oficiais, de segurança de Estado. Estes  não podem ser feitos em qualquer que seja sítio”, disse.

O Director-geral da Inacep, disse  que aprovaram recentemente um “orçamento tímido”,  com o seu plano de actividades, que foram  submetidos à tutela para efeitos de promulgação, conforme impõe o Estatuto da Inacep. Acrescentou que  vão concluir a elaboração de códigos de procedimentos para orientar as suas atividades.

“Vão ser  montadas as máquinas de desenhos de medalhas e de impressão à estampilha ouro, que já estão na Inacep, aguardando pelo técnico que deve chegar, no final do mês, para fazer a montagem”, revelou Paulino Mendes.

O responsável da Inacep disse que, com os fracos meios que têm estão a melhorar alguns serviços e que têm em manga a aquisição de  expedientes para trabalho, nomeadamente: cadeiras, viaturas, entre tantos.

Contou que perspectivam para 2023, a retoma dos pagamentos à  Segurança Social, suspensos desde 2001. “Quando os funcionários estão fora do sistema de Segurança Social a empresa normalmente acarreta mais problemas”, disse  dando como exemplo, os casos de acidentes de trabalho, encargos com os que estão na idade ds reforma, entre outros.

Paulino Mendes prevê o estabelecimento de mais  parcerias para minimizar as dificuldades com que se deparam  no momento, e estacou entre os parceiros que apoiaram a empresa em 2022, a Casa de Moeda de Portugal.

Dans la même catégorie