Bissau 08 Ago 24(ANG) – O Director-geral da Imprensa Nacional (Inacep)diz esperar que a visita, à instituição, do Presidente da República prevista para sexta-feira possa se traduzir num “balão de oxigénio” para alavancar a Inacep.
Leônico Pereira Tavares revelava à ANG a sua expectativa em relação a visita que Umaro Sissoco Embaló prevê para sexta-feira à Agência de Notícias da Guiné(ANG), ao Jornal Nô Pintcha e à Inacep.
Aquele responsável disse que esperar com grande expectativa, a visita do chefe de Estado, tendo agradecido a influência da ministra da Comunicação Social para que isso aconteça, frisando que isso vai permitir ao Umaro Sissoco Embaló constatar “in loco” em que estado se encontra a única imprensa gráfica pública da Guiné-Bissau.
Pereira Tavares salientou que a sua esperança e da tutela é de que, um dia, a Inacep possa ter um Suplemento que lhe dará direitos de confecionar todos os os documentos do Estado para evitar fugas de informações, dando-lhes mais segurança, em vez de serem produzidas nas gráficas privadas, ao contrário do que diz a lei.
“Este comportamento não é correto e , por isso, neste contexto da visita do Presidente da República esperamos que a Inacep saia da situação delicada em que se encontra atualmente”, afirmou.
Leônico Pereira Tavares afirmou que a Inacep se depara atualmente com problemas de falta de pagamento de funcionários à Segurança Social , dívidas avultadas com as finanças, e com dificuldades de aquisição de máquinas modernos ,entre outras.
“Por isso, esperamos que o Chefe de Estado exerça a sua influência junto do Governo para que a Inacep possa sair do estado em que se encontra “disse Tavares