MAP Une délégation paraguayenne salue la dynamique de développement à Dakhla-Oued Eddahab MAP Le Togo n’exclut pas de rejoindre l’Alliance des Etats du Sahel MAP La Côte d’Ivoire en phase d’élaboration de son PND pour la période 2026-2030 MAP Les relations entre le Maroc et le Malawi connaissent une évolution significative ces dernières années (M. Bourita) MAP Conflit au Soudan: Des milliers d’enfants menacés par la malnutrition aiguë sévère en 2025 (ONU) Inforpress São Vicente: Dirigente do clube Salamansa queixa-se de problemas com o transporte das suas equipas de futebol Inforpress Cenorf de porta fechada por falta de técnicos ortoprotesistas reconhecidos pela ARES no país Inforpress Custo do funcionamento da democracia sem ligação a maior ou menor dimensão dos governos – PM Inforpress Mundial/Andebol: Cabo Verde estreia-se hoje na Croácia diante da Islândia ACI Congo/FAC: Plus de 200 agents du Kouilou et de Pointe Noire portent leurs insignes

Inaugurado Centro de Saúde Tipo B no setor de Calequisse


  3 Décembre      10        Société (47766),

 

Bissau, 03 Dez 24 (ANG) – O Conselheiro Especial do Presidente da República, Fernando Gomes presidiu , segunda-feira, a inauguração do Centro de Saúde Tipo B, no setor de Calequisse, região de Cacheu, norte do país.

O referido centro foi construído com apoio financeiro de mais 65 milhões de fcfa, da Federação das Associações de Filhos do Setor de Calequisse na Europa (FASCAE).

Na ocasião, Fernando Gomes, em representação do Presidente da República realçou a importância do Centro para o tratamento médico das crianças, mulheres e anciões em Calequisse e não só.

Pediu aos habitantes do setor de Calequisse para cuidarem daquele Centro de Saúde para o bem da saúde pública.

Fernando Gomes disse esperar, não só por mais apoios dos emigrantes, mas também do Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

A Secretária de Estado de Gestão Hospitalar, Maimuna Baldé, disse que, com inauguração deste Centro de Saúde, os habitantes do setor de Calequisse vão ter acesso à saúde de qualidade e agradeceu aos emigrantes por terem recordado das suas origens.

Um dos parceiros dos emigrantes de Calequisse em França, Piere Bedié, prometeu contribuir para a construção de residência para os técnicos de saúde e compra de uma Ambulância para a evacuação dos doentes de Calequisse para o Hospital Regional, de Cacheu, em Canchungo ou para o Hospital Nacional « Simão Mendes », em Bissau.

A primeira pedra para a construção deste Centro de Saúde foi lançada em 2002.

Dans la même catégorie