Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – Os preços dos produtos importados registaram uma queda de 0,3 por cento (%) em agosto de 2023, valor inferior em 2,4 pontos percentuais (p.p) face ao constatado no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o instituto, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados situou-se em 1,2 % em Agosto de 2023, valor superior em 1,8 pontos percentuais relactivamente ao mês anterior.
A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 1,4 % segundo a mesma fonte, com um aumento de 4,1 pontos percentuais face ao mês de transato.
O INE avançou que o índice de preços de importação situou-se em 137,6 tendo registado um decréscimo de 0,3 % em relação ao mês anterior.
O índice subjacente na importação registou também, de acordo com a mesma fonte, um decréscimo de 0,7 %, sendo que o volátil cresceu 0,9 % face ao período homólogo.
Conforme explicou, o aumento dos preços nas categorias de grupo “Bens de capital” situando-se em 9,9 % deve-se à subida de preços de “Máquinas” de 9,5 % e “Combustíveis” de 5,3 % que se prende com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis”.
Quanto a diminuição dos preços, revelaram as estatísticas, ocorreu nas categorias de grupo “Bens de consumo” de -6,3% o que se justifica com a descida dos preços de “Produtos alimentares primários” de -15,3 %, dos “Bens intermédios” -6,2 % devido a diminuição dos preços, essencialmente, com a descida dos preços de “produtos transformados para a construção” -10,3 %.
Em termos homólogos, os registos indicaram que os índices de preço da importação aumentaram 16,2 %relactivamente ao mês de Agosto de 2022, e os índices subjacente e volátil na importação apontaram para um acréscimo na casa dos 16 %.
Ainda referente ao mês de Agosto deste ano, o INE avançou que o índice de preços nas exportações situou-se em 115,8 % correspondendo a um acréscimo de 1,2% face ao mês anterior.
Os índices subjacente e volátil na exportação registaram também acréscimos de 1,1 % e 1,2 % em relação ao mês de Julho.
Em termos homólogos, realçou, a taxa de variação do índice de preços das exportações fixou-se na percentagem de 10,3 % sendo que em contrapartida, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 9,3% e 13,5 %, respectivamente.
Para os Índices de Termos de Troca (ITT), no mês de Agosto de 2023, situou-se em 84,1 % registando um aumento de 1,4 % comparativamente ao mês anterior, fixando-se em -5,1 % em termos homólogos.