Bissau 26 Nov 24 (ANG) – O Presidente da República Umaro Sissoco Embalo mostrou-se esta segunda-feira preocupado com os atrasos verificados nas obras de construção da autoestrada que liga Bissau à Safim.
Umaro Sissoco Embaló manifestou a sua preocupação depois de uma visita efetuada ao local para constatar o andamento dos trabalhos, tendo frisado que as obras deviam terminar em dois anos, mas já fez quatro e precisava de entender a causa da demora.
“A Guiné-Bissau tem a participação de 30 por cento nesta obra e se lembrarem foi eu quem fez o lançamento da primeira pedra para o arranque da referida obra no meu primeiro ano de mandato em 2020 e eu gosto das infraestruturas uma vez que, com bons aeroportos e outros serviços podemos criar empregos para os jovens e captar os investidores estrangeiros, disse.
Embalo reconheceu que o processo das indeminizações aos proprietários das casas demolidas junto a berma da estrada também pode ter contribuído no atraso, uma vez que não se podia derrubar casas das pessoas sem os recompensar apesar da estrada ser um bem comum, garantindo contudo que as obras serão entregues ao Estado guineense no próximo mês de janeiro de 2025.
O Chefe de Estado afirmou que, na quarta-feira, irá a Gabú leste do país para lançar a primeira pedra de construção de 10 quilómetros de estradas na cidade de Gabú e 23 quilómetros na cidade de Bafatá.