ANG Comunicação Social/ FAAPA capacita mais de 20 jornalistas de agências de notícias de países membros sobre “Verificação de Factos” em Rabat ACI Congo/Numérique: Plaidoyer pour la construction d’un incubateur à l’Internet haut débit gratuit pour les jeunes MAP Rabat: hommage posthume à l’écrivain congolais Henri Lopes MAP Addis-Abeba: Le Forum régional africain sur le développement durable entame sa 10e session avec la participation du Maroc MAP La Sierra Leone exprime son plein soutien à l’intégrité territoriale du Maroc et considère l’Initiative d’autonomie comme la seule solution « crédible, sérieuse et réaliste » à ce différend (Communiqué conjoint) MAP Le Rwanda veut réduire les cas de paludisme de plus de 75% d’ici 2025 AMI Séminaire sur le rôle des savants chinguitiens dans le renforcement des relations mauritano-koweitiennes AMI Conseil des Ministres : d’importantes mesures prises pour la relance du secteur des Pêches et la résolution des problèmes socio-économiques des populations de Dakhlet-Nouadhibou AIB Le CSC veut devenir un modèle en matière de port de tenues traditionnelles AIB Des investisseurs russes présentent des projets d’infrastructures au chef de la diplomatie burkinabè

Início de operações da empresa NAS marca nova era para o aeroporto Osvaldo Vieira”, diz ministro dos Transportes


  2 Juin      120        Economie (20969), Politique (25345),

 

Bissau,02 Jun 21(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que o início das operações da nova empresa de assistência dos voos e tratamento de bagagens denominada Serviços Nacional de Aviação(NAS), irá marcar uma nova era para o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, de Bissau.

Augusto Gomes falava terça-feira à imprensa no acto que marcou o início das actividades da nova empresa NAS que irá substituir a extinta Serviços de Assistência Aeroportuária(SAA), na gestão e assistência dos voos das diferentes companhias aéreas que operam no país.

“A nova empresa vai dar uma nova visibilidade, credibilidade e condições para que, de facto, as companhias com destino para a Guiné-Bissau possam encontrar um serviço de qualidade à semelhança dos outros aeroportos do mundo”, enalteceu o governante.

Informou que, enquanto ministro dos Transportes e Comunicações, pegou no referido processo já em andamento, frisando que trabalharam o dossiê com a equipa de NAS destacada para o efeito e que culminou na sua entrada efectiva em actividades no país.

“È verdade que o processo das negociações foi longo, mas com o esforço de ambas as partes e o bom senso, consegue-se chegar à um acordo que permite delegar a empresa NAS os trabalhos de assistência aeroportuária”, disse.

Segundo Augusto Gomes a NAS é uma empresa Kweitiana com experiência mundial e que escolhe a Guiné-Bissau como parceiro para alargamento da sua rede de actividade.

Disse que a empresa NAS já desembolsou nesta primeira fase,  dois milhões e meio de dólares para pagar os atrasados salariais de todos os funcionários da extinta SAA e aquisição de equipamentos aeroportuários.

Aquele responsável disse que a acreditação desses serviços no país vai certamente atrair outras companhias e sobretudo as aeronaves cargueiros , que poderão passar a escolher  Bissau como destino.

“Se assim for, sso permitirá ao país passar a exportar os seus produtos através do aeroporto internacional Osvaldo Vieira”, disse Gomes.

Por sua vez, o representante da empresa NAS afirmou  que estão na Guiné-Bissau desde Novembro de 2019, e  que levaram muito tempo para iniciar  operações devido aos  avanços e recuos verificados nas negociações com as autoridades guineenses.

Armand Joseph Grat disse que a empresa NAS começou a operar hoje  no país devido a dedicação e o engajamento do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, através de contactos em diferentes países para se captar investimentos.

“Assinamos com o Governo uma parceria público-privada com base em ganhos para ambas as partes”, disse.

Salientou  que a NAS é líder mundial em assistência e escala, acrescentando que neste período de Covid-19 continua a investir e que a Guiné-Bissau faz parte dos 30 países do continente africano e 54 ao nível mundial onde opera, contando com 10 mil funcionários de diferentes nacionalidades.

Armand Joseph Grat disse que o objectivo principal da empresa NAS no país, é oferecer todos os serviços aeroportuários e condições de segurança,  de igual forma aos  que são fornecidos em Nova Yorque, Lisboa, Paris ou Londres.

“O aeroporto internacional Osvaldo Vieira como porta de entrada para a Guiné-Bissau está a partir de hoje associado à imagem da NAS”, disse o seu representante no país.

Dans la même catégorie