MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Invasões Brasil/Presidente da República condena uso de violência pelos manifestantes


  10 Janvier      20        Société (45053),

 

Bissau, 10 Jan 23 (ANG) – O Presidente da República condenou as invasões registadas em Brasília, no Domingo, nomeadamente no Congresso, o Palácio Presidencial e o Supremo Tribunal de Justiça.
A informação consta na página do twitter do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, em jeito de reação ao acontecido no Brasil no último final de semana.

« É com preocupação que acompanhamos os acontecimentos em Brasília, Condenando o uso da violência contra a Presidência do Brasil, o Congresso e o Supremo Tribunal. Apelamos ao respeito pela democracia e pelas instituições que simbolizam a democracia, disse.  »

A Assembleia Nacional Popular, em comunicado à imprensa, à que a ANG teve acesso, através do seu presidente, condenou o ato e declarou a sua solidariedade para com o Congresso brasileiro.

O chefe do parlamento guineense diz estar convicto de que o Congresso brasileiro terá capacidades para ultrapassar, o mais rapidamente possível, eventuais sequelas deixadas por esse ato, para que a ordem democrática seja imediatamente reposta.

Cipriano Cassam, presidente da ANP e da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), diz que o referido ato constitui uma extravasar dos limites da liberdade de manifestação e expressão.

“É uma afronta à democracia brasileira e suas instituições, numa altura em que o Brasil acabou de sair de eleições, julgadas livres, justas e transparentes, prova de maturidade política e democratica do povo brasileiro”, salientou Cipriano Cassamá.

Centenas de apoiantes do ex-Presidente Jair Bolsonaro invadiram e destruiram, no Domingo, 8 de Janeiro, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso e o Palácio do Planalto, em Brasília, um semana após a tomada de posse de Lula da Silva. A

Dans la même catégorie