AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Investigador do INEP exorta líderes guineenses à apostarem na formação dos recursos humanos


  26 Mai      145        Société (44866),

 

Bissau, 26 Mai, 22 (ANG) – O Investigador do Instituto Nacional de Estaudos e Pesquisa (INEP),Samba Tenen Camará exortou, quarta-feira, os líderes guineenses a apostarem na educação e formação do homem.

Camará sustentou a sua exportação , dizendo que um capital humano preparado, no domínio da tecnologia e ciências sociais é capaz de promover o desenvolvimento.

“As lideranças políticas do país devem promover as ciências porque um capital humano preparado no domínio da tecnologia e ciência sociais é capaz de promover o desenvolvimento. Se isso não acontecer continuaremos a ser um país dependente”, disse Samba Tenen Camará, em declarações à Rádio Difusão Nacional(RDN).

Em relação aos problemas sociais, o investigador disse que deve haver incentivos aos que trabalham, e a promoção do capital humano e boa governação, que diz serem “alavancas para o desenvolvimento do país”.

Tenen Camará lamentou o facto de desde 1975,em que o país começou a funcionar, nenhum governo se dignou em disponibilizar uma certa quantia através do Orçamento Geral de Estado para a construção de um estabelecimento de ensino e de saúde, e acrescenta que todos os investimentos nestes setores foram feitos por parceiros.

Criticou que o país não tem uma política de criação de riquezas, e sustenta que um estado que não cria rendimento não pode ter estabilidade.

Ainda nesta entrevista à RDN, Samba disse que os líderes africanos devem apostar na formação dos recursos humanos e no fortalecimento das instituções acadêmicas para a afirmação do continente.

Defendeu a aposta na agricultura para se conseguir a auto-suficiência alimentar e combater a pobreza.

« Os líderes africanos devem lutar pela formação, capacitação dos quadros, fortalecimento das instituições acadêmicas existentes para que se possa pensar o país, através da elaboração de programas de desenvolvimento e de investimento”, disse.

Segundo Samba Camará, devem ser igualmente reforçadas as instituições financeiras e o setor privado, para que passa a ser, de facto, um sector de promoção de desenvolvimento.

Dans la même catégorie