AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga

JOÃO LOURENÇO APELA À PAZ NA RCA


  20 Avril      43        Politique (25350),

 

Luanda, 20 de Abril (ANGOP) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, apelou nesta terça-feira, 20, as forças rebeldes e a oposição civil na República Centro Africana (RCA) a contribuírem para a normalização da situação naquele país.

Ao intervir no encerramento da Mini-cimeira de Chefes de Estado sobre a segurança na República Centro-Africana (RCA), João Lourenço sublinhou a necessidade das forças rebeldes e a oposição civil corresponderem ao gesto de boa vontade do Presidente Faustin Touaderá.

« Estamos agora perante a possibilidade de definir um quadro, no âmbito do qual se deve pôr em acção os mecanismos alcançados com a oposição armada », indicou o também Presidente em Exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

No seu discurso, o Presidente angolano adiantou que no quadro dos referidos mecanismos a oposição armada « aceitou abandonar a via da guerra, para participar na materialização de um processo sério de desarmamento, desmobilização, reinserção e reintegração ».

O Presidente João Lourenço disse acreditar que estão reunidas as condições para se iniciar uma nova fase de acções de pacificação da RCA, em que o Governo legítimo, liderado pelo Presidente Faustin Touaderá, terá o papel crucial na condução de todos os actos que levem à concretização das disposições estipuladas no acordo de Cartum.

O referido acordo foi rubricado em Fevereiro de 2019, em Cartum (Sudão), entre o Governo da RCA e representantes de 14 grupos armados, que controlam parte do território do país, num entendimento negociado sob a égide da União Africana.

João Lourenço expressou-se convencido que o interesse e o engajamento dos países da região na resolução do conflito na RCA não se vai alterar, tendo em vista a observância dos compromissos assumidos e de sustentabilidade da paz.

O Presidente da República deixou claro que a única motivação que está na base das diligências feitas pelas presidências da CIRGL e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) é a de contribuir para a resolução definitiva do conflito na RCA.

« A liderança deste processo deve ser assumida pelo próprio país, a RCA. Nós estaremos ao seu lado, para dar todo o apoio necessário, para o sucesso deste desafio que acreditamos estar cada vez mais próximo do seu feliz desfecho », expressou o estadista angolano.

Sublinhou a necessidade de se realizarem diligências junto dos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a favor do levantamento definitivo do embargo de armas sobre a RCA.

O evento foi realizado por iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na sua qualidade de Presidente em Exercício da CIRGL.

Para o efeito, deslocaram-se a Luanda os Presidentes da República Centro-Africana, Faustin Touaderá, do Rwanda, Paul Kagame, do Congo, Dennis Sassou Nguesso, e do Conselho Soberano de Transição do Sudão, Abdul Fatah al-Burhan.

Participaram igualmente delegações de alto nível, em representação do Tchad, Camarões e República Democrática do Congo.

Dans la même catégorie