Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O ministro da Educação de Portugal destacou esta terça-feira, a “boa relação” de parceria existente entre Cabo Verde e Portugal no sector da Educação, manifestando a possibilidade de criação de centros de formação de professores nas escolas portuguesas no país.
João Marques da Costa, que está de visita oficial a Cabo Verde a convite do Governo cabo-verdiano, fez estas declarações à imprensa o final do encontro com o Presidente da República, José Maria Neves, realizado hoje, durante o qual abordaram os desafios dos sistemas educativos e a cooperação existente entre os dois países na área da educação.
“Neste momento os desafios são muito parecidos independentemente dos nossos países este estado pós pandemia, que afectou os sistemas educativos, as questões relacionadas com a profissão docente, com a educação para a cidadania, cidadania democrática, e sobre as áreas de parcerias que temos vindo a desenvolver entre Cabo Verde e Portugal tanto na área de literacia, de mobilidade académica, avaliação que é um dos temas que nos traz aqui”, apontou.
O ministro português realçou ainda que no decorrer da reunião com o Chefe de Estado abordaram sobre a expansão da Escola Portuguesa de Cabo Verde com a abertura do polo do Mindelo, lembrando que essa era uma aspiração grande quer por parte da escola portuguesa, quer por parte da população do Mindelo.
“Vamos instalar este, aqui na Praia foi uma das maiores experiências que tivemos de criação de uma escola portuguesa. Foi um processo que avançou com grande solidez, robustez, há um passo que estamos a planear sobre o qual estive também a falar com o senhor Presidente da República que é criar nas escolas portuguesas os centros de formação de professores que beneficiará todos os professores portugueses que estão cá como os professores cabo-verdianos”, indicou.
João Marques da Costa salientou ainda que a iniciativa é fazer com que a formação de professores seja contínua numa área que é “muito importante”, que é a formação de liderança pedagógica nas escolas, o apoio ao desempenho dos directores, que Portugal por sua vez, tem investido muito e que está disponível em partilhar com Cabo Verde as experiências.
Questionado sobre as possíveis medidas por parte do governo português para ajudar os estudantes cabo-verdianos no ensino superior a ultrapassar os constrangimentos relacionados com a área da habitação, tendo em conta o custo elevado de vida, disse que Portugal está ciente desta situação e tem trabalhado na criação de medidas para minimizar os problemas habitacionais.
“A habitação é um problema transversal, os custos de habitação em particular na cidade de Lisboa, o que está a ser feito pelo Governo português, é um grande investimento em residências universitárias, tem vindo a disponibilizar mais camas, estão também a ser acelerados os instrumentos de atribuição de bolsas e de apoios da acção social para os alunos do ensino superior e, portanto, obviamente há toda esta atenção, este esforço”, afirmou.
Reconheceu, no entanto, que a construção de residências é algo que não acontece de um dia para o outro, tendo neste quadro almejado que no final deste ciclo político consigam cumprir os objectivos em termos do aumento significativo da capacidade de alojamentos para os estudantes.
O ministro da Educação de Portugal iniciou segunda-feira, 09, uma visita oficial de três dias a Cabo Verde, no âmbito do reforço das relações de cooperação existentes entre os dois países.
A visita iniciou-se com o encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e de seguida as delegações assistiram à apresentação pública dos Manuais Escolares do 9º ano.
Ainda neste primeiro dia, o governante português visitou a Escola Portuguesa de Cabo Verde, o Centro de Língua Portuguesa, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Liceu Domingos Ramos, para uma conversa com os directores das Escolas da Praia e subdirectores pedagógicos.
Hoje, João Marques da Costa foi recebido pelo Presidente da República, José Maria Neves, e logo de seguida deslocar-se-á à ilha de São Vicente, onde irá visitar também a Escola Portuguesa do Mindelo e a Escola Secundária Jorge Barbosa.
O governante português participa ainda na conferência de alto nível sobre a importância da Avaliação Externa para promoção da Qualidade do Ensino, evento esse que irá decorrer no auditório da Uni-CV.
No terceiro e último dia da visita, João Marques da Costa vai estar no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) e no Centro Cultural Português do Mindelo.