Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) garantiu hoje, na cidade da Praia, que a preparação para Paris’2024 “está a ser a melhor, até agora, na história de Cabo Verde” na participação nos Jogos Olímpicos.
Filomena Fortes deu esta garantia, no acto de entrega da banda desenhada « As aventuras de Alex e Lia: uma viagem pelo olimpismo », à Delegação de Educação da Praia, no âmbito do papel da promoção do olimpismo e dos valores olímpicos em Cabo Verde.
“É a melhor preparação que vamos fazer até este momento, não obstante não termos ainda nenhum atleta qualificado »,assegurou.
Para isto, informou que o COC já tem preparado um estágio olímpico em Cabo Verde, com a concentração de todos os atletas no país antes da viagem para Parthenay-Gâtine, uma cidade francesa que vai acolher o estágio da delegação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Paris’2024.
“Ali vamos fazer a climatização, ou seja, preparar antes de entrarmos para Vila Olímpica”, explicou Filomena Fortes, enaltecendo o facto de ser pela primeira vez que os atletas que vão estar nos Jogos Olímpicos saíremdirectamente de Cabo Verde para o país anfitrião.
“Muitos dos nossos atletas que estão a tentar a qualificação não conhecem Cabo Verde e será uma oportunidade de conhecerem o país, os seus familiares e receberem o calor humano dos cabo-verdiano”, observou.
Por outro lado, quando faltam 93 dias para o arranque dos Jogos Olímpicos de Paris’2024, 27 de Julho, Filomena Fortes disse que o COC está numa fase de “ansiedade” por ainda nenhum atleta qualificado.
“Nós temos 10 bolseiros olímpicos (…), queremos que os nossos atletas estejam em Paris. Estamos a custear todas as deslocações dos atletas para todas as competições que são qualificativas para Paris”, assegurou a presidente do COC.
Os Jogos Olímpicos de Paris´2024 serão realizados na França de 26 de Julho a 11 de Agosto.
Esta será a sexta edição dos Jogos Olímpicos realizados na França e serão a primeira edição fora de um país do Extremo Oriente em seis anos e a primeira na União Europeia em doze anos, quando Londres (Inglaterra) sediou os Jogos Olímpicos de e 2012.