MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Jornalista da Inforpress desafia estudantes a “quebrarem a corrente das fake news”


  13 Février      102        Médias (2817),

 

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O jornalista da Inforpress Geremias Furtado desafiou os estudantes a quebrarem a corrente das fake news, considerando que o desafio das novas tecnologias obriga a se fazer uma reflexão sobre a redefinição dos meios de comunicação na actualidade..
Geremias Furtado falava em declaração à Inforpress, no âmbito da sua participação numa palestra sobre o jornalismo na era digital, onde irá abordar o tema o impacto das fake news, num evento promovido pelo Ministério da Educação, aos alunos do 12º ano de escolaridade de diferentes escolas da cidade da Praia, para assinalar o dia Mundial da Rádio que se celebra hoje.
Destacou a importância da celebração do Dia Mundial da Rádio, isto tendo em conta o papel que a mesma desempenhou no desenvolvimento das sociedades, desde o seu surgimento.
No seu entender, o surgimento das novas tecnologias desafia as mídias digitais a reflectirem sobre a redefinição das mesmas nos dias actuais.
“A rádio tem que ser reinventada, seguir os novos caminhos. Acho que é preciso muito mais que adaptar o conteúdo virado para a internet”, afirmou, considerando que esta medida faria com que os jovens, que ouvem pouco a rádio e que passam maior tempo na internet, pudessem desfrutar mais da magia da rádio.
Abordando a questão das fake news e o seu impacto no jornalismo digital, disse que o fenómeno sempre existiu e que é preciso um combate visando minimizar as consequências.
Desafiou neste sentido os jovens a quebrarem a corrente das fake news, defendendo, por outro lado, uma maior aposta na promoção da literacia digital.
“O combate começa pela aposta na literacia mediática, dar aos mais jovens a conhecer o conceito das fake news, ajuda-los a entender o fenómeno para que estes saibam quebrar a corrente. Antes de partilhar a notícia é preciso confrontar a veracidade da notícia, consultar outros órgãos para evitar que sejam vítimas deste fenómeno”, declarou.
O Dia Mundial da Rádio é comemorado a 13 de Fevereiro, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Dans la même catégorie