AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans » APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Vers la mise en place d’un Conseil consultatif des arts, des lettres et de la culture APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Commission nationale de recensement des votes : aucune réserve n’a été relevée (président) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTIONS / Washington et Ottawa félicitent Bassirou Diomaye Faye pour sa ‘’victoire électorale’’ AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Des patrouilles mixtes sénégalo-gambiennes pour prévenir les différends frontaliers APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Habib Léon Ndiaye rassure sur la mise en œuvre du Plan stratégique de développement du théâtre APS AFRIQUE-BENIN-FOOTBALL / Gernot Rohr, sélectionneur du Bénin : “Je n’ai pas la même profondeur de banc que l’effectif du Sénégal”

JPAI sugere ao Governo aumento de investimento na formação e qualificação dos jovens que ingressem no SMO


  16 Juin      33        Economie (20804),

 

Cidade da Praia, 16 Jun (Inforpress) – A juventude do PAICV sugeriu hoje ao Governo aumento de investimento na formação e qualificação dos jovens que ingressem no Serviço Militar Obrigatório (SMO) e alargar a oportunidade de formação especializada “em domínios úteis” para a sociedade.
A ideia foi apresentada pelo presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Fidel Cardoso de Pina, na Cidade da Praia, durante uma conferência de imprensa para abordar a perspectiva da JPAI sobre o Programa do Governo apresentado segunda-feira, 14, no parlamento.
“Este Programa do Governo não traz metas reais que garantam mais oportunidades de acesso aos jovens a uma formação de qualidade, previsível, inscrita no sistema formal de ensino e com dupla certificação”, apontou o presidente da JPAI, que afirmou que as principais promessas feitas na legislatura anterior para aos jovens do meio rural e das cidades “não foram cumpridas”.
Fidel Cardoso de Pina considerou que a nível do Serviço Militar Obrigatório (SMO) o Programa do Governo fala de uma reforma, “mas não esclarece”.
Para a JPAI, o Governo deve aumentar o investimento na formação e na qualificação dos jovens que ingressem no SMO e a alargar a oportunidade de formação especializada em domínios úteis para a sociedade, de maneira que à saída do serviço militar sejam um activo de “elevado valor acrescentando” para a sociedade, para comunidade e não um ser humano “diminuído, humilhado e revoltado”.
Para Fidel Cardoso de Pina, os vídeos que circulam na rede social Facebook, que mostram dois soldados, fardados, a serem obrigados a “fazer sexo contra parede”, simulando relações sexuais com as suas parceiras, “envergonham e descredibilizam a instituição militar.
Na ocasião, questionou o primeiro-ministro e a ministra da Defesa sobre o que está a ser feito para se garantir que tais práticas não sejam o dia-a-dia dos quartéis, já que “muitos outros vídeos continuam a circular”, demonstrando que a humilhação dos jovens recrutas é tolerado como “praxe” e que “demasiadas coisas acontecem nos quartéis enquanto os oficiais dormem em segurança nas suas casas”.
A JPAI solicita “um inquérito rigoroso” e uma satisfação pública do Governo sobre as condições efectivas de prestação do SMO para se ter todas as garantias em como essas práticas foram “banidas verdadeiramente”.
“No domínio do emprego esperamos deste programa uma aposta na transparência e que os recursos públicos passassem a ser realizados em condições de igualdade para todos de forma a assegurar que os cargos superiores na administração pública fossem alcançados por mérito e não por amiguismo ou filiação partidária”, referiu.
A nível do desporto, disse que o documento peca pela falta de ousadia sendo que muitos jovens estão ainda aguardar a retoma efectiva desta actividade.
Questionado sobre a proposta da AJOC, que propõe a reforma antecipada dos jornalistas e equiparados para dar lugar aos mais jovens, Fidel Cardoso de Pina disse que irá inteirar-se do dossiê, mas avançou que tem todo interesse em apoiar a iniciativa.
Na ocasião, Fidel Cardoso de Pina saudou o executivo de Ulisses Correia e Silva pela reposição na Orgânica do Governo do ministro da Juventude e Desporto e disse esperar que não seja apenas no papel e que funcione.

Dans la même catégorie