ANG Ministro da Comunicação Social “elogia” plano de requalificação da instituição MAP Changements climatiques au Nigeria : l’UNICEF alerte sur les risques de pénurie d’eau MAP Sahel : le passeport commun des pays de l’AES mis en circulation à partir du 29 janvier AIP Un forum à Abidjan pour soutenir la mise en place de mécanismes régionaux et nationaux pour le marché du carbone AIP Abidjan/MIVA 2025: Le ministre Diarrassouba mobilise les acteurs de l’artisanat à la réussite de l’évènement ANG Desporto/Selecção Sub-17 da Guiné-Bissau empata (1-1) com congénere de Marrocos no jogo amigável MAP Sénégal: Des concertations nationales pour la réforme du service public ANP Niamey : les prix de l’oignon et du poivron en hausse pour la saison, les autres produits maraîchers restent abordables (RECA) ANP Echanges à Niamey entre le Premier Ministre Lamine Zeine et le PDG du groupe BSIC MAP Le Sénégal enregistre son premier décès lié à la fièvre hémorragique de Crimée-Congo

Justiça/ Ministério Público guineense pede 20 anos de cadeia para suspeitos de tráfico de droga


  9 Décembre      4        Divers (1768), Justice (1829),

 

Bissau, 09 Dez 24(ANG) – O Ministério Público guineense pediu penas entre 17 e 20 anos de prisão para os cinco detidos no aeroporto da capital com cerca de 2,6 toneladas de droga. AFP

No próximo dia 27 de Dezembro, o Tribunal Regional de Bissau vai dar a conhecer a sua decisão, através de um acórdão dos três juízes que conduziram o julgamento.

Foram apenas dois dias de audiências. No primeiro dia, o tribunal ouviu individualmente os cinco arguidos, latino-americanos e no último dia das audiências, o tribunal ouviu as testemunhas arroladas pelo Ministério Público.

Em tribunal, os arguidos latino-americanos disseram que o avião, no qual se faziam transportar, vinha do México e não da Venezuela, como tinham afirmado as autoridades guineenses e que o seu destino era o Mali e não a Guiné-Bissau.

Os arguidos acrescentaram que só pararam no aeroporto de Bissau porque o avião estava sem combustível, ou seja uma paragem de emergência.

Um técnico da Aviação Civil da Guiné-Bissau, testemunha neste processo, confirmou que o avião estava realmente sem combustível e um agente da Polícia Judiciária referiu que havia indicações da chegada ao aeroporto de Bissau de duas aeronaves suspeitas, mas que uma acabaria por se desviar para outro destino.

O Ministério Público pediu ao Tribunal Regional de Bissau que condene os cinco arguidos a penas não inferiores a 20 anos para dois dos acusados e 17 anos para os restantes 3.

O Ministério Público pede ainda ao tribunal que confisque todos os bens que estavam na posse dos arguidos no dia 7 de Setembro, dia em que o avião aterrou em Bissau com cerca de 2,6 toneladas de cocaína a bordo

Dans la même catégorie