Bissau, 05 Nov 24 (ANG) – O Ministério Público (MP)remeteu, segunda-feira, ao Tribunal Regional de Bissau, para efeitos de julgamento as acusações dos cinco suspeitos estrangeiros detidos por envolvimento no transporte, num avião, de 2.633,1 quilogramas de cocaína que fora detido no passado dia 07 de Setembro no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.
A revelação foi feita através de uma nota do gabinete de imprensa daquela instituição, enviada à ANG e assinada pelo seu coordenador Maurício Alves.
Nas acusações, conforme a nota o MP, pede-se condenação dos suspeitos a pena efectiva pela prática de crimes de associação criminosa.
Os cinco suspeitos foram acusados por crime de tráfico internacional de droga de alto risco, de forma agravada e de condução e utilização ilícita de aeronave, puníveis ao abrigo das leis em vigor na Guiné-Bissau.
Por outro lado, esta instância judicial guineense faz saber a opinião pública nacional e internacional que, do relatório de investigação relativo à referida operação ,recebida da Polícia Judiciária não consta ,como suspeito ,nenhum cidadão guineense conforme se fez circular nas redes sociais.
Os cinco suspeitos detidos em flagrante delito ,dois são de nacionalidade mexicana ,um equatoriano ,um colombiano, e um brasileiro.