AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs

Lançada na Praia nova edição do romance Chuva Braba com 3000 exemplares


  16 Décembre      27        Arts & Cultures (2985), Culture (1465), Livres (384),

 

Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – A nova edição do romance “Chuva Braba”, do escritor cabo-verdiano Manuel Lopes, foi lançada esta quinta-feira, na Cidade da Praia, com 3000 exemplares.
O clássico da literatura do arquipélago traz o prefácio do académico de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Victor Barros.
Esta nova edição do “Chuva Braba” é fruto de parceria entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.
Para o apresentador desta obra, o professor universitário Osvaldino Monteiro, esta obra constitui uma “referência importante” para a história e cultura e da identidade de Cabo Verde.
“Esta obra baseia-se sobre o protagonista principal que é o Manequim que entre ficar na sua localidade e partir escolhe ficar em Ribeiras das Patas, com todas as dificuldades que a região enfrentava na altura”, disse.
Presente na cerimónia, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, considera “fundamental” incentivar o respeito pela cópia e o direito de autor para que as escolas não promovam as fotocópias dos livros, contribuindo assim para que os alunos tenham a ideia de leitura e a “posse integral” dos livros e fazer uma pequena biblioteca pessoal também.
Por sua vez, a presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos, explicou que esta nova edição teve como propósito não só por se tratar de uma obra clássica, porque teve muita procura por parte dos professores, alunos e pessoas particulares.
“Este livro é recomendado no ensino escolar, sobretudo por alunos do 3º ciclo e fazendo parte da lista do livro do Plano Nacional da Leitura, faz todo o sentido a sua reedição, uma vez que se encontrava esgotado e tinha muita procura, por parte dos alunos e várias pessoas”, afirmou.
Matilde Santos sublinhou que nesta edição a diferença está no prefácio e nas notas de rodapé com actualização de um outro tema, mas todo o livro em si é a cópia da outra anterior.
A presidente do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde explica ainda que foi tirada somente esses 3000 exemplares para se poder ter um preço acessível, de 500 escudos, para que todos possam comprar, com o propósito de promover o acesso de todos a este romance de referência da literatura e no incentivo da sua leitura.
A mesma fonte promete trabalhar para que antes de esgotar essa edição dar à estampa uma outra edição para sair de imediato, para que não haja esse longo período de ausência no mercado livreiro.
Esta obra está disponível na Biblioteca Nacional, a partir de hoje para todas as pessoas.

Dans la même catégorie