MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts) MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines

Lançado projeto de estudos de viabilidade para construção do Porto Comercial e Mineiro de Buba


  29 Novembre      92        Economie (20989),

 

Bissau, 29 Nov 21 (ANG) – O Chefe es Estado, Umaro Sissoco Embaló presidiu, esta segunda-feira, ao lançamento do projeto de estudos de viabilidade para a construção do porto comercial e mineiro de Buba, zona sul do país.

Na ocasião, o chefe de Estado disse que a edificação das infraestruturas estratégicas vão permitir a diminuição das barreiras estruturais que têm condicionado, negativamente, o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau.

Ùmaro Sissoco Embaló garantiu que o actual Governo vai marcar a diferença e deixar um legado e obras tangíveis, duráveis e estruturantes.

Acrescentou que, com o referido projeto de construção do porto de Buba, que abrange o componente ferroviária e outros complexos vai contribuir para o desenvolvimento económico e social do país e terá um grande impacto no além fronteira.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Mendes Viegas defendeu que os recursos naturais são para serem geridos em benefício do povo guineense, no presente e no futuro.

O governante salientou que a abordagem do porto de Buba advém da necessidade de se criar infraestruturas para a evacuação de Bauxite bruta e alumínio até ao terminal do porto de mineiro para os destinos comerciais tanto ao nível interno, assim como subregional e internacional.

Segundo Mendes Viegas, a tutela do projeto de estudos de viabilidade será assumida pelo Ministério dos Recursos Naturais e Energia mas que os Ministérios das Obras Públicas e das Finanças farão parte da unidade de coordenação.

O governo, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento(BAD) retomou a iniciativa de construção do porto de referência de Buba e que terá componentes como vias rodoviárias, ferroviárias comerciais e infraestruturas conexas.

O estudo de viabilidade do porto de Buba é orçado em dois milhões de dólares americano e o Estado guineense contribuiu com cerca de 330 mil dólares

Dans la même catégorie