MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Legislativa 2021/Sal: Candidato diz que graças ao MpD, ilha do Sal deu um pulo gigante em todas as áreas


  14 Avril      48        Politique (25313), Société (45053),

 

Santa Maria, 14 Abr (Inforpress) – O candidato a deputado na lista do Movimento para a Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral do Sal, Aniceto Barbosa, considerou hoje que “graças ao MpD, a ilha do Sal deu um pulo gigante em todas às áreas”.
Aniceto Barbosa, que ocupa a quarta posição na lista, é santiaguense de berço, mas escolheu a ilha do Sal para viver há 35 anos.
Em declarações à Inforpress disse que o seu envolvimento com o MpD é antigo, mas neste momento, a sua contribuição vai além de ser militante porque quer “retribuir” a sua gratidão para com esta ilha que o transformou, no que é hoje.
“A minha envolvência, primeiramente é para reafirmar o meu compromisso com a ilha do Sal, porque sou grato por tudo o que sou hoje”, confirmou, apontando como segundo motivo, o papel do partido na senda política desta ilha.
“Por outro lado, entendo que o Sal, desde que o Governo do MpD assumiu a liderança do país em 2016, através da parceria com a câmara municipal, deu um pulo gigante em termos de infra-estruturação e em todas as áreas sociais, nomeadamente, a saúde, a educação, a economia e o turismo”, enumerou, aspirando fazer parte deste trabalho que diz ser “bom e visível”.
Segundo disse, não obstante a pandemia da covid-19, o Governo, conseguiu projectar um “boom” de crescimento em vários níveis na ilha, graças aos investimentos implementados na infra-estrutura, na habitação, na saúde e na educação, mas sobretudo, as medidas impostas em contexto de crise.
“Logicamente que, com o covid-19 as coisas abrandaram e caíram consideravelmente, mas é importante saber quais foram as políticas que o Governo fez para sustentar tudo isso. Aguentou o sector público e privado, ajudou a manter a moratória nos bancos para segurar a economia, e os postos de trabalho através da lay off e as empresas a manter os trabalhadores”, recordou.
Disse-se consciente de que houve sectores mais fustigados, como o turismo e a aviação, daí ambicionar fazer parte das próximas soluções, por estar convicto que o povo também, irá ter esta avaliação e assim, dar ao partido mais uma oportunidade de “continuidade”.
“A Governação de um país é um processo. Há sempre uma questão de continuidade. Nós estamos a apostar nesta continuidade porque entendemos que muita coisa já foi feita e a covid-19 acabou por interromper algumas conclusões”, relembrou, apontando dados.
“Se em 2016 tivemos um crescimento de 01 por cento (%) e em 2019 o nosso PIB aumentou mais ou menos 5.6 ou 5.7%, salvo algum erro, significa que muita coisa foi feita”.
“Isto graças a este Governo que vê como prioridade a salvação da sua população, ao decidir amornar um pouco investimentos nos outros sectores porque agora priorizar a saúde e a salvação da população”, reforçou Barbosa, lembrando que já se iniciou a vacinação no País, tornando assim, este facto, mais um elemento que contribuirá para que a ilha, assim como a Boa Vista avistem uma retoma económica em breve.
“Nesta perspectiva acredito cegamente que a ilha do Sal tem tudo para contribuir para o desenvolvimento do país, visto que junto com a Boa Vista são os motores da economia deste país, queiramos ou não”, concluiu.
Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie