AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Legislativas 2021: CNE distribui cópias exactas dos originais dos boletins de voto aos partidos políticos


  31 Mars      23        Politique (25166),

 

Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) – Os seis partidos políticos concorrentes às eleições legislativas já estão na posse dos “fac simile” ou seja, a reprodução ou cópias exactas dos originais dos boletins de voto para cada círculo eleitoral.
A entrega dos “fac simile” aos representantes dos seis partidos políticos foi feita hoje pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na presença dos órgãos de comunicação social, com o objectivo de informar também aos cidadãos dessa distribuição.
A presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, explicou que a entrada dos “fac simile” é uma decorrência legal, com previsão no artigo 166 nº 5 do código eleitoral.
“É importante que os cidadãos tenham conhecimento desse acto e estejam cientes de que os partidos estão na posse desse fac simile, pois é normal que os partidos políticos façam a reprodução, ou seja, cópias com o objectivo de utilizarem na educação cívica dos eleitores e ajudá-los a compreender como é que votam correctamente no dia das eleições”, explicou.
A presidente da CNE alertou que os “fac simile” são reproduções exactas do original do boletim de voto, mas com sinais diferenciadores como marca d’água, assinatura da presidente e o carimbo da instituição e, portanto, diferente dos boletins de voto originais que vão para mesas no dia 18 de Abril.
“Para evitar que venha a haver equívocos relativamente à utilização de partidos a partir de amanhã (início da campanha eleitoral), como houve em 2016, que a CNE tomou a iniciativa de levar essa informação aos eleitores em primeira-mão”, sustentou.
A cada partido foi entregue um exemplar da reprodução do original do boletim de voto de cada círculo eleitoral onde concorre.
Assim o Partido Social Democrático (PSD) que concorre a quatro círculos, recebeu quatro “fac simile” referentes a Santiago, Santiago Norte, África de Américas.
O Partido Popular (PP) que apresentou candidaturas em seis círculos recebeu seis exemplares referentes a Boa Vista, Santiago Sul, Santiago Norte, África, Américas e Europa.
O Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) que igualmente concorre a seis círculos recebeu seis “fac simile” para as regiões de São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte, Africa, Américas e Europa.
O Movimento para a Democracia (MpD), o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e a União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) que concorrem em todos os 13 círculos receberam 13 “fac simile” referentes a Santiago Sul, Santiago, Norte, Maio, Fogo, Brava, Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boa Vista, no território nacional, e os três círculos da diáspora designadamente África, América e Europa.
Maria do Rosário Pereira garante que a distribuição dessas cópias não põe em causa a segurança dos boletins de votos que irão para as urnas no dia 18 de Abril, porque são cópias exactas do original, mas com sinal distintivo.
Para as eleições de 18 de Abril vão ser eleitos os 72 deputados à Assembleia Nacional, sendo 66 pelos círculos do território nacional e seis pelos três círculos do estrangeiro.
MJB/ZS
Inforpress/fim

Dans la même catégorie