ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes

Legislativas 2021/ Fogo: UCID reclama “urgente mudança de mentalidade” da população a três dias do pleito eleitoral


  15 Avril      25        Politique (25364),

 

São Filipe, 15 Abr (Inforpress) – Na recta final da campanha para as eleições legislativas do próximo domingo, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) joga a cartada final na ilha do vulcão e pede uma “urgente mudança de mentalidade” da população, principalmente dos jovens.

O cabeça-de-lista e candidato a deputado nacional, Pedro Ribeiro, tem-se desdobrado em contactos, para tentar convencer a juventude foguense de que a alternativa para o desenvolvimento da ilha deverá passar, necessariamente, por diferentes valores, atitudes e comportamentos a adoptar por parte da população.

“De facto é com esta proposta que pretendemos encerrar esta campanha, alertando a população do Fogo que o problema está neles e que, neste momento, se não mudarem de mentalidade, não precisam exigir nada de qualquer partido”, aconselha o político, concluindo que, “o que falta na ilha é uma mudança de mentalidade”.

Pedro Ribeiro pede às pessoas que acreditem neles próprios e que não se deixem levar pelas “conversas do MPD ou do PAICV” e que, enquanto deputado nacional, garante, irá defender os “interesses da ilha do Fogo”.

Neste sentido, no seu entender, e para melhor salvaguardar os interesses das suas gentes, a UCID do Fogo propõe a realização de um “referendo de iniciativa popular” para debater, “com seriedade e sem imposição”, a “polémica” questão sobre a regionalização.

Retomando uma proposta que ele mesmo apresentou à direcção nacional da UCID, o técnico de Gestão das Finanças defende ainda a redução do número de 72 para 50 de deputados no Parlamento cabo-verdiano.

“Precisamos de menos deputados, poucos, mas bons deputados no palácio da Assembleia Nacional….daqueles saibam defender com afinco os interesses do seu eleitorado”, finaliza o professor universitário.

Para Pedro Ribeiro, a pacata de São Filipe “já é tão segura”, como outrora. “Não se vê uma patrulha policial forte”, diz o entrevistado, concluindo que “a Polícia serve para garantir a segurança das pessoas e dos bens”, e solicita mais presença policial na cidade.

São as derradeiras acções de campanha da UCID para as eleições legislativas de domingo. No Fogo, a expectativa é colocar um deputado no Parlamento.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos eleitorais de Cabo Verde, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie