MAP Mauritanie: L’élection présidentielle, le 29 juin prochain (officiel) MAP L’Angola réduit la dette publique à 66 milliards de dollars en 2023 MAP Afrique: La Banque mondiale et la BAD s’associent pour connecter 300 millions de personnes à l’électricité d’ici 2030 MAP L’Afrique australe en proie à la sécheresse et à une crise alimentaire urgente MAP Centrafrique: Au moins 15 morts dans le naufrage d’une baleinière sur la rivière Mpoko MAP Le Burkina Faso et la Côte d’Ivoire décident de régler les « points d’achoppement » MAP La montée des eaux menace les flamants roses en Afrique (étude) MAP Salon Maghrébin du Livre: Cinq questions à l’auteur congolais, Elvis Ntambua MAP Soudan: L’ONU appelle à redoubler d’efforts en faveur de la paix MAP Le Maroc parmi les pays amis sur lesquels compte le Mali pour la poursuite de sa reconstruction (PM malien)

Legislativas 2021: UCID aposta no desenvolvimento do agro negócio em Figueira para criar emprego e atrair jovens


  7 Avril      34        Politique (25323),

 

Porto Inglês, 07 abr (Inforpress) – A equipa da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), liderada por Albertino Rosa, contactou esta tarde o eleitorado de Figueira de Horta e anunciou aposta no desenvolvimento do agro negócio para criar emprego e atrair jovens.

Nesta que já foi a primeira região em matéria de produção agrícola e pecuária da ilha do Maio, o candidato considerou “desolador” ver os campos ressequidos por falta de água e os jovens, “muitos com formação superior”, a mudarem-se para outros pontos País à procura de um meio de subsistência.

“Sem alternativas de emprego, boa parte dos jovens com formação, procuram na cidade da Praia um trabalho, por vezes nas lojas chinesas, para sustentarem as suas famílias, por falta de emprego e de rendimento”, realçou.

Numa das abordagens nos contactos porta à porta, o cabeça-de-lista da UCID ouviu de uma eleitora que “não há nada a fazer, porque se não há chuva não há trabalho na agricultura”.

“Um mito total”, considerou Albertino Rosa, que disse acreditar na “falta de vontade política” para resolver o problema de falta de água para a rega no Maio.

Por isso, pediu a confiança do eleitorado maiense para mostrar que uma “ilha plana” como o Maio “não precisa depender das chuvas para desenvolver a agricultura” e “criar emprego e rendimento” para as famílias.

“Assim como em Ribeira Don João, apostamos em projetos de mobilização de água dessalinizada para aumentar a frequência da irrigação dos campos, que neste momento acontece duas a três vezes por semana, o que é manifestamente insuficiente”, sublinhou. Avançou ainda que a UCID pensa aumentar a produção de pasto, incentivar a introdução de raça melhorada na pecuária e dotar as familias de capacidade para incrementarem o agro-negócio e criar um ambiente de negócios para trazer de volta os jovens aos seus povoados.

O candidato da UCID criticou, por outro lado, a ausência de apoios e de formação para a implementação da rega gota-a-gota, e disse que em muitas localidades do interior da ilha os equipamentos são desperdiçados.

Outra questão que a UCID pretende “atacar” para ajudar os agricultores é o “controlo ou mesmo corte das árvores acácias”, que, segundo disse, têm consumido boa parte da água do lençol freático da lha.

O fisioterapeuta, que pretende ser deputado e representar o Maio no parlamento, a partir do dia 18, quer transformar o campo de terra batida de Figueira num campo de treino relvado, para servir também aos atletas de Ribeira Don João e Alcatraz.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

AB/AA

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie