APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

Legislativas 2021/Boa Vista: PAICV quer transformar zona norte num novo pólo de desenvolvimento da ilha


  6 Avril      30        Politique (25314),

 

João Galego, 06 Abr (Inforpress) – O PAICV acredita que, vencendo as eleições, será possível realizar o “sonho” da população da zona norte da ilha, que é ter uma estrada de qualidade e fazer da região o novo pólo de desenvolvimento da Boa Vista.

Este ensejo foi manifestado pelo número dois da lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Gilda Ramos, em declarações à imprensa, à margem dos trabalhos de campanha que a comitiva tambarina tem realizado por estes dias na zona norte da ilha, junto dos agricultores e criadores de gado.

“Tem uma situação que já vem se arrastando há muito tempo e que precisa ser resolvida. É a questão da construção da estrada de acesso ao norte da ilha. As localidades João Galego, Fundo Figueira, Cabeça dos Tarrafes têm sido prejudicadas por causa da falta de uma estrada de acesso com melhores condições”, afirmou a candidata.

Para Gilda Ramos, a estrada que existe actualmente “não contribui” para que haja grandes investimentos na zona, justamente porque “todo mundo, todas as empresas, queixam-se do acesso”.

“É preciso, primeiro, investir nessa estrada, criar uma estrada digna para a população do norte”, defendeu, relembrando que a zona tem também “bastante potencialidade” para a pesca, pelo que entende que é preciso também trabalhar este sector na região norte da Boa Vista.

“Acreditamos que com a vitória do PAICV é possível realizar o sonho da zona norte, que é a construção da estrada. Uma vez estando construída essa estrada, os outros projectos vão estender e alargar-se, dando uma nova vida à zona norte. É preciso reconhecer a zona norte como novo pólo de desenvolvimento para a ilha da Boa Vista”, frisou.

Ainda nas suas declarações, Gilda Ramos elucidou que os agricultores queixam-se da “ausência” do Ministério da Agricultura na zona norte.

“Não temos uma unidade presente aqui para acompanhar, dar segmento, para fazer formação, que é também uma outra queixa por parte dos agricultores e criadores de gado. É preciso ter presença mais forte do Ministério da Agricultura aqui na zona”, acrescentou.

Por estes dias, a comitiva do PAICV, liderada por Walter Évora na Boa Vista, está a priorizar contactos na zona norte. Na segunda-feira, estiveram em Cabeça de Tarrafes e Fundo Figueira, hoje pretende “atacar” a zona de João Galego.

Nestas legislativas, em que os eleitores são chamados às urnas no dia 18 de Abril para a eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie