MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

Legislativas 2021/Santo Antão: cabeça-de-lista da UCID aponta pescas como “sector abandonado”


  5 Avril      27        Politique (25300),

 

Porto Novo, 05 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pelo círculo eleitoral de Santo Antão considerou, domingo, 04, que o sector das pescas na ilha esteve abandonado pelo actual Governo, que “prometeu cais de pesca e não cumpriu”.

José Graça, de visita à comunidade de Berlim, na cidade do Porto Novo, onde “boa parte” da população vive da pesca, disse que esta actividade económica, caso tivesse merecido a aposta do Governo, poderia contribuir para gerar emprego e reduzir a saída dos jovens de Santo Antão em direcção a outras ilhas do arquipélago.

Em vez de dinamizar as pescas, o Governo, suportado pelo MpD, “abandonou” este sector, esquecendo-se de construir o cais de pesca que prometeu aos operadores e de melhorar as infra-estruturas existentes (desembarcadouros).

“A UCID defende a aposta séria no sector das pescas”, sublinhou o cabeça-de-lista deste partido em Santo Antão, que propôs a redução das taxas de juros, que estão acima dos 10 por cento (%), para permitir aos operadores recorrerem a empréstimos bancários e poderem realizar investimentos pretendidos.

Segundo José Graça, os operadores de pesca em Santo Antão desejam investir na industrialização deste sector, mas “as taxas de juros proibitivos praticados pelos bancos têm sido o principal entrave”.

“Para fazer os investimentos, os operadores têm de recorrer à banca, mas os juros praticados pelos bancos, acima dos 10%, são insuportáveis e isso tem dificultado a vida aos pescadores”, explicou o candidato a deputado da UCID, para quem essas taxas deveriam situar-se abaixo dos 05%.

Só assim os operadores vão poder investir nas pescas, promovendo indústrias de transformação para gerar empregos e reduzir a saída dos jovens de Santo Antão para as outras ilhas à procura de melhores condições para viver, comentou José Graça.

Na zona de Berlim, uma das comunidades mais populosas da cidade do Porto Novo, com cerca de dois mil habitantes, o desemprego é a principal preocupação das pessoas, avançou este candidato, que considerou que o Governo falhou com os santantonenses em matéria de criação de empregos.

Lembrou que o executado prometeu criar 45 mil postos de trabalho, mas falhou nesse aspecto, no entender de José Graça, que disse que a pandemia de covid-19 não pode ser a justificação para o falhanço do MpD a nível de criação de empregos.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

JM/AA

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie