APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora Inforpress Câmara da Praia recebe hoje a Tocha da Paz Sri ChinmoyOneness

Legislativas 2021/Santo Antão: Cabeça do MpD anuncia “os compromissos” para o próximo ciclo político


  3 Avril      32        Politique (25355),

 

Porto Novo, 03 Abr (Inforpress) – O cabeça de lista do Movimento para a Democracia (MpD) em Santo Antão, Jorge Santos, destacou hoje a questão de acessibilidade e desencravamento das localidades como os “principais compromissos” deste partido para o “próximo ciclo político”.
A nível de acessibilidades, Jorge Santos voltou a destacar a construção do aeroporto, infra-estrutura que “vai conectar Santo Antão com Cabo Verde e com o mundo”, mas, também, referiu-se à extensão do porto do Porto Novo, dois projectos que, a seu ver, são “uma exigência do desenvolvimento” da ilha.
Um outro eixo é a promoção de toda a indústria cimenteira, que passa pela exploração das pozolanas do Porto Novo e criação do parque industrial deste município, com vista a atrair investimentos para Santo Antão.
“Todos esses projectos são uma exigência do desenvolvimento económico de Santo Antão. São infra-estruturas económicas necessárias para a criação de riqueza e fixar as populações, nesta ilha”, notou o cabeça de lista do MpD, segundo o qual este partido vai continuar a apostar no desencravamento das zonas com potencial agrícola, turístico e pesqueiro.
“Vamos continuar com o programa de desencravamento das localidades, a começar por Dominguinhas, no Porto Novo, que será a nossa primeira prioridade”, avançou o cabeça de lista do MpD, que prometeu ainda neste concelho a requalificação das estradas de acesso à Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria.
No município do Paul, a prioridade vai para o desencravamento do vale do Penedo, enquanto em Ribeira Grande a aposta do MpD incidirá no desencravamento do vale de Caibros, projecto que deve arrancar ainda em 2021, avançou Jorge Santos.
Ainda na Ribeira Grande, o candidato do MpD referiu-se ainda à construção das estradas que ligará Costa Leste a Monte Joana, Pinhão a Monte Joana e Coculi a João Afonso.
Este candidato, em declarações à imprensa, destacou ainda o sector agrícola, domínio em que o “compromisso” incide no ordenamento das bacias hidrográficas, a começar pela Ribeira das Patas, que está em vias de ser implementado.
Um outro eixo da plataforma eleitoral da equipa “Cabo Verde no caminho seguro”, prende-se com a formação e educação, no âmbito do qual pretende-se fazer de Santo Antão “uma centralidade para o ensino superior”, que se quer de “grande qualidade”, avançou Jorge Santos.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie