ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes

Legislativas 2021/São Vicente: “No dia que a juventude acordar, jamais nenhum político conseguirá dormir” – candidato da UCID


  11 Avril      23        Politique (25364),

 

Mindelo, 11 Abr (Inforpress) – O candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Nilton Rocha, que falava aos jovens de Chã de Alecrim, instou esta camada a acordar, porque quando isso acontecer “jamais nenhum político conseguirá dormir”.
“No dia que a juventude acordar, jamais nenhum político conseguirá dormir, porque vão estar nas vossas mãos. Eles têm que estar a vosso serviço e tentando resolver os vossos problemas”, considerou Nilton Rocha, pedindo aos jovens de Chã de Alecrim e de outras zonas para “mostrarem, a partir de São Vicente, que UCID é opção sim”.
No dia que existir um “parlamento equilibrado”, os 72 deputados vão, conforme a mesma fonte, “levantarem-se cedo e deitarem-se tarde, porque estarão à procura de soluções para Cabo Verde”.
Por isso, Nilton Rocha exortou os jovens a darem um “basta” a “certos tipos de abuso”, entre os quais, “alguns existentes actualmente em concursos públicos”.
“Os jovens já nem estão a acreditar nestes concursos, porque a princípio são concursos que já têm dono”, considerou a mesma fonte, para quem isso é “consequência de abuso de poder e de deputados, que nem estão preocupados com transparência neste tipo de assunto”.
“Mas, nós, se tivermos a vossa confiança a partir de dia 18, vamos lutar para ver se teremos concursos com um pouco mais de transparência”, asseverou Nilton Rocha, deixando o seu “compromisso” de trabalhar para que os jovens possam participar destes concursos com um “mínimo de esperança de poder vencer devido ao seu esforço e competência”.
O partido prossegue nesta segunda-feira com contactos porta-a-porta nas zonas de Fonte Francês, Ribeira de Craquinha e Horta Seca.
A lista da UCID, em São Vicente, é encabeçada por António Monteiro, seguido de Zilda Oliveira, Amadeu Oliveira, Dora Pires, João Santos Luís, Nilton Rocha, Viviane Rocheteau, Nelson dos Santos, Ana Fernandes e Mateus Silva, que ocupa a décima posição.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie