AGP Gabon/DNI : Validation du rapport de la commission économie AIP Le ministre Vagondo Diomandé s’inspire de l’expérience allemande en matière de sécurité et de protection civile AIP L’Assemblée nationale approuve les projets de loi sur la gestion de la faune et la protection des éléphants AIP Championnat du monde de karaté: Les deux médaillés ivoiriens en Bulgarie de retour à Abidjan AIP Le préfet de Koun-Fao se réjouit de la dynamique de cohésion sociale observée dans son ressort territorial AIP Les membres du réseau du SMIT attendus à Grand-Bassam pour valider le cahier de charges AIB Burkina : Plus de 100 médecins outillés par la CARFO sur la réparation des risques professionnels et la production des certificats médicaux AGP Crise Gabon-Angola : une délégation gabonaise dépêchée à Luanda pour apaiser les tensions MAP Sénégal: Une mission du FMI attendue à Dakar (presse) MAP Afrique du Sud : Le nouveau projet de loi sur le renseignement vivement critiqué par des ONG

Legislativas 2021/São Vicente: UCID utiliza penúltimo dia da campanha eleitoral para “lutar” contra abstenção


  16 Avril      22        Politique (25356),

 

Mindelo, 16 Abr (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) para as eleições legislativas em São Vicente aproveitou o penúltimo dia da campanha eleitoral para apelar a não abstenção, conforme a candidata à deputada Dora Pires.
Quando já se queima os últimos cartuchos, a candidatura da UCID fez hoje uma investida na zona da Bela Vista, que contou com a presença do presidente do partido, António Monteiro.
“O nosso foco tem sido precisamente lutar contra abstenção, porque as pessoas como estão desanimadas, nos dizem logo de caras que não vão votar. Então tentámos mostrar-lhes o valor da abstenção quando até já perdemos um deputado em São Vicente”, explicou Dora Pires, que disse tentar passar a mensagem de que as pessoas “devem ser cidadãos activos, para poderem avaliar quem colocaram no poder e chamar-lhes atenção para trabalhar”.
As pessoas estão a dizer, segundo a mesma fonte, que se encontram “fartas de promessas”, quando ainda existem “vários problemas sociais” como desemprego jovem, falta de ligação domiciliária de água e esgoto e de iluminação pública.
“Não podemos estar a prometer felicidade para os sanvicentinos e cabo-verdianos quando continuam a viver na penúria mesmo, sofrimento. Até estão a dizer que quase vão mandar-lhes apertar o cinto outra vez”, considerou Dora Pires, para quem estas situações só podem mudar “se o povo dar à UCID a oportunidade de eleger mais deputados”.
Só assim, sublinhou, podem “obrigar todos a juntarem-se, dialogar e fazer um trabalho melhor”.
Questionada sobre a acusação de que querem criar instabilidade no parlamento, a candidata assegurou que é “mentira e falsidade”.
“Instabilidade é um partido que tem maioria absoluta, faz o que quer para as suas gentes, compadres e amigos, enquanto deixam os outros a viver na maior dificuldade. Isso é que é desequilíbrio, isso é que é injustiça e instabilidade”, sustentou Dora Pires, mostrando a necessidade de haver mais bancadas no parlamento e uma UCID com “mais força”.
O partido termina a campanha em São Vicente nesta sexta-feira com contactos porta-a-porta na zona de Monte Sossego.
A lista da UCID, em São Vicente, é encabeçada por António Monteiro, seguido de Zilda Oliveira, Amadeu Oliveira, Dora Pires, João Santos Luís, Nilton Rocha, Viviane Rocheteau, Nelson dos Santos, Ana Fernandes e Mateus Silva, que ocupa a décima posição.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie