APS Kédougou: des enseignants s’investissent pour une effectivité du concept »Ubbi tey, Jang tey » MAP Présidentielle en RDC: l’opposant Martin Fayulu confirme sa candidature MAP Abidjan: Participation du Maroc au 6ème Salon international de l’agriculture et des ressources animales MAP Dakar:  »Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine AIP Côte d’Ivoire: Onze centres de santé reçoivent des équipements pour améliorer leur plateau technique MAP La Somalie demande une pause technique de trois mois pour la phase 2 du retrait des troupes de l’ATMIS (CPS) MAP La BAD lance des rapports par pays sur les besoins de financement des changements climatiques et de la croissance verte en Afrique APS Université Assane Seck : réception d’une série d’infrastructures au campus social APS Des lauréats du Concours général en visite à l’Académie internationale des métiers de l’aviation civile (document) APS « Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine

Legislativas antecipadas/ROJAE-CPLP diz não registar nenhuma situação que possa pôr em causa o processo eleitoral


  6 Juin      40        Politique (23456),

 

Bissau, 06 Jun 23 (ANG) – A Missão de Observação Eleitoral da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), para às eleições legislativas na Guiné-Bissau, declarou hoje que não registou nenhuma situação que possa pôr em causa o processo eleitoral.

Esta declaração foi feita esta terça-feira, por Fernando Anastácio na apresentação do relatório preliminar desta missão sobre as eleições de domingo na Guiné-Bissau.

Anastácio, da Comissão Eleitoral de Portugal, disse que, tendo em conta as constatações feitas pela missão,as eleições legislativas na Guiné-Bissau decorreram de acordo com as melhores práticas internacionais e sobretudo em conformidade com preceitos legais guineenses.

Acrescentou que a sua equipa viu com agrado o consenso estabelecido entre os partidos políticos, reforçando a legitimidade, o que, segundo diz, em muito contribui para o regular funcionamento de todos os agentes da administração eleitoral.

A missão da ROJAE enalteceu a presença generalizada de fiscais de diversas candidaturas durante todo o processo, salientando a ausência quase total de reclamações formais.

Destacou a forma “pacífica e ordeira” como decorreram as operações de contagem e a observância generalizada dos procedimentos legais.

O relatório apresentado por Fernando Anastácio indica que nenhuma candidatura contactada pela missão relatou dificuldades especiais colocadas às suas atividades de propaganda, com à exceção da Coligação PAI-Terra Ranka, que demonstrou desagrado na utilização da imagem de uma figura de Estado em função, por parte de uma candidatura.

Situação que a missão diz ter confirmado assim como declarações de titulares de órgãos de soberania que, segundo os representantes deste partido, podem influenciar a campanha.

Instado a falar sobre situação de eleitores recenseados que não puderem votar porque seus nomes não constam nos cadernos de eleitores, o chefe da equipa da ROJAE da CPLP disse que esta situação pode convocar no futuro maior esforço de verificação dos dados de recenseamento por parte dos eleitores, o que se poderá obter com o reforço das campanhas de sensibilização para o efeito.

A missão da ROJAE da CPLP foi chefiada pela Comissão Nacional de Eleições de Portugal, com participação da CNE de Angola e da Timor-Leste, num total de seis observadores, membros e Técnicos dos órgãos jurisdicionais e de Administração eleitoral dos países de Língua Oficial portuguesa

Dans la même catégorie