APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Legislativas2021/Diáspora: Cabeça-de-lista da UCID leva mensagem de “inovação e alternativa” ao eleitorado


  13 Avril      24        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 13 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista da UCID para a África, António Tavares, está a privilegiar as plataformas digitais para levar uma mensagem de “inovação e alternativa” ao eleitorado, embora reconheça que muitos cabo-verdianos não têm acesso à internet.

“Estamos a criar conexões com pessoas individuais e colectivas, no sentido de fazerem contactos perto das comunidades e levar uma mensagem de inovação e alternativa”, afirmou o número um da lista da União Cabo-verdiana Democrática e Independente (UCID), lamentando aquilo que ele designa de “instrumentalização” das comunidades cabo-verdianas em África.

Falando à Inforpress, afirmou que vai fazer com que as comunidades da diáspora africana entendam que a voz que, agora, está surgir é a “voz da salvação e da dignidade”, pelo que “devem apostar e escolher esta voz”.

“Vamos apostar bastante na comunicação online e, também, estamos a contactar os órgãos de comunicação social nos países onde a comunidade cabo-verdiana é expressiva”, notou o cabeça-de-lista dos democratas cristãos, com apelo às embaixadas de Cabo Verde nesses países de acolhimento a porem de parte as “pretensões político-partidárias que durante muitos anos assolaram a realidade diplomática”, comportamentos esses que ele considera de “anti-sentido de Estado”.

Se for eleito, no Parlamento prometeu “impor a ordem e exigir respeito pela Constituição da República”.

Garantiu, por outro lado, lutar pelo Estado de Direito e princípios pela “igualdade de oportunidades, além de uma “vivência quotidiana e não uma falácia teórica”.

Na sua opinião, os órgãos de comunicação social deviam promover um debate entre os cabeças-de-listas pelo círculo eleitoral da África.

Este candidato faz questão de sublinhar que integra uma “lista independente”, apoiada pela UCID.

“Os independentes não podem ser deputados no Parlamento sem ter o apoio de um partido. Os partidos, para mim, são indiferentes, mas constituem um meio para levar a minha voz a fazer a radiografia social e fazer vincar o princípio da coerência, ético-moral e jurídico”, precisou António Tavares.

Segundo ele, preferiu representar as comunidades cabo-verdianas em África, onde, salientou, os problemas são “extremamente delicados”.

Na sua mensagem, António Tavares apelou aos cabo-verdianos, para no dia 18 de Abril, optarem pela “mudança profunda” em Cabo Verde e na diáspora.

O candidato dos democratas cristãos assegurou que já fez um “levantamento” dos problemas que aflige os emigrantes cabo-verdianos.

“Muitos desses problemas vêm de muito longe, ou seja, desde o momento da independência”, indicou, acrescentando que a UCID tem o sentido de “pertença a Cabo Verde”, assim como o “mundo de oportunidades que existem na nossa África”.

Assim, propõe que o Estado de Cabo Verde entabule um processo de diálogo com os países de acolhimento da diáspora cabo-verdiana em África.

“Temos que pôr fim ao sentimento de abandono de desprotecção das nossas comunidades”, anunciou Tavares.

Revelou que, por falta de meios financeiros, é obrigado a fazer campanha partir da cidade da Praia, onde reside, através das redes sociais.

Ao todo, a nível da diáspora, são eleitos seis deputados, sendo dois para a Europa e resto do mundo, dois para a África e dois para América.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

Dans la même catégorie