MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Liga das Associações Universitárias de Santiago quer despertar jovens para a participação na política


  18 Mars      27        Politique (25356),

 

 

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A Liga das Associações Universitárias de Santiago (LAUS) quer despertar nos jovens universitários a vontade de participarem na vida política e, com este intuito, organizou quarta-feira na cidade da Praia uma conferência “Juventude e Participação Política”.

Em declarações à imprensa, o presidente da LAUS, Helder Varela, explicou que o objectivo é o de despertar nos jovens universitários a vontade de fazer parte, não só da política a nível partidário, mas também a fazer parte das decisões que se tomam a nível político.

“A camada juvenil não tem se deslocado para exercer o seu direito de voto, o que acaba por se configurar hoje numa alta taxa de abstenção nas eleições legislativas e presidenciais. Nós queremos fazer esse evento aqui para incutir nos jovens universitários essa vontade de participar, não só activamente nas políticas partidárias, mas também de conseguirem criar opiniões e criar, igualmente, os seus próprios pensamentos e terem basicamente uma ideia do que eles querem do país e do seu futuro”, disse.

Nessa iniciativa, afirmou Hélder Varela, a LAUS está sozinha, uma vez que, segundo disse, estavam a contar com alguns parceiros, entre eles a Comissão Nacional das Eleições (CNE) mas que, atendendo ao aproximar da época legislativa, acabaram por decidir não participar.

“Decidimos avançar com esta actividade porque é de suma pertinência. Também o assunto é bastante pertinente”, avançou este jovem universitário, completando que antes das escolhas dos painéis fizeram uma pesquisa junto dos jovens para saber as razões pelas quais não se interessam em participar na política.

Os painelistas, segundo explicou, ficaram encarregados de identificar os motivos que estarão por detrás da fraca participação dos jovens na política e depois tentar explicar como combater este fenómeno.

“É preciso desmistificar as bases e mostrar à sociedade qual é o caminho a seguir e para que os jovens tenham o interesse de participar da forma activa na política”, defendeu.

O evento, que aconteceu na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, esteve dividido em dois painéis. O primeiro, “Participação Política e Eleições: Participar como, porque e para quê?”, contou com Eurídice Monteiro e Redy Lima como oradores. Já o segundo, “Alienação Política e Eleitoral: Bases sociais, económicas e atitudinais: Como combater?” teve Henrique Varela e Emanuel Sousa como oradores.

Dans la même catégorie