APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Lígia Fonseca manifesta preocupação com a prisão preventiva do cidadão Amadeu Oliveira


  21 Juillet      43        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – A primeira-dama, Lígia Fonseca, reagiu hoje, na Praia, mostrando-se preocupada com a prisão preventiva aplicada esta terça-feira, 20, ao cidadão Amadeu Oliveira, apesar de alegar a necessidade de ler os fundamentos do juiz.

“Eu não sei quais foram os fundamentos do juiz para decretar a prisão preventiva, já que ela só é ordenada quando há perigo de fuga, perturbação de investigação ou quando pode haver alguma perturbação social”, explicou, quando convidada pelos jornalistas a comentar, enquanto advogada, a prisão preventiva decretada ao cidadão Amadeu Oliveira.

Na sua declaração, Lígia Fonseca adiantou que, enquanto advogada, tem sempre defendido que a prisão preventiva deve respeitar a lei e a Constituição cabo-verdiana, que estipula que “não é e nem pode ser antecipação de uma pena”.

“Neste momento não sei quais foram os fundamentos que levaram a que se decretasse prisão preventiva. Parece que não pode ser perigo de fuga, porque o cidadão Amadeu Oliveira regressou ao País”, questionou, realçando que Amadeu Oliveira é um cidadão como qualquer outro e que os seus direitos devem ser “salvaguardados” e a lei “respeitada”.

Ainda Lígia Fonseca, considerou que o arguido deve ser conduzido ao tribunal, ser julgado de acordo com a lei e apreciada a sua responsabilidade.

“Nunca em situação nenhuma, na nossa lei, no nosso Estado de Direito democrático e no nosso sistema judicial a prisão preventiva pode ser utilizada como instrumento de antecipação da pena”, afirmou, exigindo a justiça cabo-verdiana e os tribunais a aplicarem a lei tal como é.

Finalizando, reiterou, mais uma vez, que a prisão preventiva não pode em circunstância alguma “antecipar julgamentos” e nem pode ser utilizada como uma “espécie de retalhação”.

Confiante de que o juiz não decretou a prisão preventiva por nenhum desses motivos, Lígia Fonseca diz estar à espera de saber os fundamentos que levaram a decretação de uma medida “tão grave” a um cidadão conhecido.

O Tribunal da Relação de Barlavento aplicou prisão preventiva ao advogado e deputado Amadeu Oliveira na tarde de terça-feira, depois da sua detenção no último domingo, no Aeroporto Cesária Évora, em São Vicente.

Amadeu Oliveira é acusado pela Procuradoria Geral da República de um crime de ofensa a pessoa colectiva e dois de atentado contra o Estado de Direito, depois de o próprio advogado ter confirmado que preparou a fuga do seu constituinte, Arlindo Teixeira, para França, no dia 27 de Junho, por considerar que enfrenta um processo “fraudulento”, “manipulado” e com “falsificação de provas”.

Dans la même catégorie