ANP Le Niger célèbre demain 24 avril, la journée nationale de la concorde AIP La deuxième édition du concours « Miss Tabbooret royal 18-25 » lancée à Abidjan AIP Vers la mise en place d’une plateforme de partage d’informations entre les directions des Impôts et des Douanes AGP Guinée : ‘’Littérature et Sports’’ thème de la 16ème édition des 72h du livre AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan

Lisboa acolhe fórum de alto de nível sobre o futuro verde de África e novas vias de investimento


  16 Avril      49        Economie (20973),

 

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – A capital portuguesa, Lisboa, acolhe no dia 23 de Abril, um fórum de alto nível que vai debruçar-se sobre o futuro verde de África e as novas vias de investimento, anunciou o embaixador de Portugal em Cabo Verde.
O referido fórum, que vai decorrer sob o lema “O futuro verde de África novas vias de investimento para um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, realiza-se no quadro da presidência portuguesa da União Europeia (UE), em parceria com o Banco Europeu de Investimentos.
O Green Talk Cabo Verde, em formato online, que decorreu sob o lema “Mobilidade eléctrica em Cabo Verde, uma referência em África rumo a um futuro sustentável”, de acordo com o embaixador de Portugal na Cidade da Praia, visa preparar o referido fórum de alto nível.
Segundo o diplomata António Moniz, o propósito deste fórum é o de pôr em contacto os diversos actores nesta matéria, nomeadamente o sector público com o privado, ou seja, quer entidades governamentais, quer as entidades das organizações internacionais.
Em declaração à imprensa, à margem do “Green Talk Cabo Verde”, o chefe da representação diplomática de Lisboa na Praia, disse que deve haver um “planeamento de projectos que possa beneficiar o continente africano na área ecológica”.
Instado se Portugal está disponível a apoiar Cabo Verde no seu projecto de descarbonização, a nível dos transportes, afirmou que o seu país “está pronto” a ajudar o arquipélago e contribuir para que haja “mais parcerias entre as empresas portuguesas e as cabo-verdianas”.
Na sua opinião, Cabo Verde tem “condições óptimas” para desenvolver projectos nas áreas das energias renováveis, porque, reconheceu, dispõe de sol, vento e ondas do mar “em grande abundância”.
“Cabo Verde, além de ter essas condições óptimas para a prossecução de projectos nesta área [das energias renováveis] poderia também dar o exemplo a todos os outros países em Africa,”, indicou António Moniz, realçando o facto de o País ser “pioneiro nesta matéria” e que quer atingir os objectivos de descarbonização num mais breve prazo possível.
A visão estratégica de Cabo Verde é chegar a 2050 com a substituição do parque de veículos com motores térmicos por veículos electricos.
A mobilidade eléctrica apresenta um “enorme potencial” para a descarbonização do País e do transporte rodoviário, uma vez que absorve cerca de 30 por cento no total do consumo interno dos combustíveis fósseis importados.

Dans la même catégorie