AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Literatura: Escritores Esmael Teixeira e João Furtado lançam “ O Drama do Autorrecluso”


  28 Avril      40        Arts & Cultures (2985), Musique (511),

 

Literatura: Escritores Esmael Teixeira e João Furtado lançam “ O Drama do Autorrecluso”
Cidade da Praia, 28 Abri (Inforpress) – Os escritores Esmael Teixeira e João Furtado lançaram esta quarta-feira, na Cidade da Praia, o livro “O Drama do Autorrecluso”, baseado nas vivências e reflexões sobre a conduta humana.
Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de apresentação, Esmael Teixeira, que faz a sua estreia na literatura, avançou que a obra é escrita com jogo de palavras “simples e profundas”, onde o quotidiano é experimentado a todo o momento.
“Desde o olhar de uma criança, a erupção vulcânica, as doenças do planeta criadas pelo homem. Tudo de uma forma poetizada, tendo como o epicentro a ilha do Fogo”, precisou.
Em relação ao enredo do livro, Esmael Teixeira disse que tem como personagem principal o Pedrito, que enclausurado entre quatro paredes, apelida o mundo de “maldito”.
“Tudo começou e terminou com o amor , só que o Pedrito decepciona tanto que já não acreditava na sociedade que vivia e se auto-enclausurou”, contou o escritor, referindo que no livro o quotidiano é tratado de uma forma trágica.
Por sua vez, João Furtado acrescentou que se trata de uma ficção escrita em poesia, considerando que esta experiência de escrever juntamente com outros escritores é para continuar.
“Sou auto-didacta, aprendi sempre com os outros e com o mundo (…) posso continuar com Esmael mas tenho outros projectos e já fiz parcerias com escritores portugueses, brasileiros e santanenses”, frisou João Furtado
João Pereira Correia Furtado nasceu na ilha do Príncipe em 29 de Novembro de 1958. Viveu neste país até aos 25 anos quando tomou rumo para Cabo Verde, onde viveu até aos 60 anos no bairro de Lém Ferreira, na cidade da Praia. Há dois anos, João Furtado fixou residência no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos de América.
Foi com “A Árvore de fruta-pão e outros Contos” que se estreou como escritor, seguindo-se outras obras e várias participações em antologias e duetos com outros escritores.

Dans la même catégorie