APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Literatura/INE doa Acervo documental à Biblioteca Nacional do INEP


  9 Mars      33        Livres (385),

 

Bissau, 09 Mar 23 (ANG) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) doou esta quinta-feira o seu acervo documental à Biblioteca Nacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) visando a sua larga difusão para fins académicos e educativos.

O Diretor-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), Justino Vieira garante que a sua instituição vai passar a facultar e canalizar regularmente ao INEP as cópias de todas as publicações assim que terminarem qualquer inquérito ou recenseamento.

Justino Vieira disse  ainda que os documentos  doados retratam períodos diferentes, desde a era colonial até a data presente e que na sua maioria trata-se de recenseamento geral da população e habitação.

Sublinhou que o país faz parte de três grandes organizações, em termos de estatísticas, nomeadamente, a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e União Económica Monitária da África Ocidental (UEMOA).

Justino Vieira referiu que todas as publicações que a sua intituição fê-la no quadro harmonizado, cumprindo, rigorosamente, as metodologias e nomenclaturas para permitir a comparabilidade entre os dados que o país dispõe e os dados doutros países.

De acordo com Vieira,  essas publicações serão postas â disposição da biblioteca para permitir que os académicos as possam  aproveitar, no máximo.

Por sua vez, o Diretor-geral do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas, Samba Tenen Camará considerou a iniciativa de um “marco histórico” para a comunidade académica do país.

Camará sustentou  que a doação vai permitir a produção de conhecimentos, segundo diz,  crucial para o desenvolvimento do país.

Prometeu tornar disponíveis na biblioteca do INEP os dados estatísticos e informações importantes que receberam hoje para todas as camadas de estudantes, acrescentando que as referidas informações que receberam faziam falta porque os guineenses precisam saber o quê que o país tem e para saber isso, “precisamos das informações do INE”.

Samba Tenen Camará reconheceu que o produto final do INE é a matéria prima para as instituições de pesquisas.

O Diretor da Biblioteca Nacional, Iaguba Djaló anunciou na ocasião estar em curso a implementação de um projeto denominado “Salvaguarda e Preservação de Património Histórico e Documental da Guiné-Bissau”.

Disse tratar-se de  uma iniciativa, não só do INEP ou Biblioteca, mas sim da Guiné-Bissau,  porque o Estado guineense e a sociedade carece de  preservação do património, justificando que as instituições vocacionadas para preservação de arquivos, bibliotecas e museus não estão a funcionar como devem .

Dans la même catégorie