AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024 ACI Afrique/Football: Les Lions de l’Atlas remporte la Can Futsal 2024 ACI Afrique/Football: La Caf annule le match aller de la Coupe de la Confédération opposant l’Usm Alger à Rsb ACI Congo/Société: Les autorités concernées par la déclaration des conflits d’intérêts appelées à se conformer à cet acte ACI Afrique/Médias: Vers la création d’une plateforme spécialisée dans la vérification des faits ANG Transporte Marítimo/”Portugal vai instalar sistema de monitorização de embarcações da Guiné-Bissau”, diz PCA do IMP ANG Comunicação Social/ FAAPA capacita mais de 20 jornalistas de agências de notícias de países membros sobre “Verificação de Factos” em Rabat

Livro “Embaixadores, precisam-se!” inspirado na Comunidade Fazenda da Esperança Cabo Verde lançado na quinta-feira


  6 Juillet      66        Livres (385),

 

Cidade da Praia, 06 de Jul (Inforpress) – “Embaixadores, precisam-se!” é o título da segunda obra literária do padre José Cabral, inspirada na Comunidade Fazenda da Esperança Cabo Verde, uma iniciativa da Igreja Católica que visa “resgatar a dignidade e valores” dos usuários de substâncias psicoativas.

Em declarações à Inforpress, o autor disse que quis abraçar uma “experiência original” de escrever coisas não numa óptica religiosa, mas sim num “registo mais aberto e a falar concretamente do homem e os seus caminhos”.

“Esta obra fala essencialmente desta luta entre a dor e a esperança, entre o homem desfigurado e o homem que vai resgatar o homem”, indicou José Cabral.

Inicialmente, informou o autor, o título do livro era “Embaixadores da Esperança, precisam-se!”, mas, explicou, dando conta não só da esperança, também do amor e de alegria, decidiu mudar.

A priori, olhando para o título, o leitor é induzido a pensar que está diante de uma obra cuja narrativa versa a diplomacia, mas o autor esclarece que não tem nada a ver com isto e que o objectivo é o de “recuperar a ideia de que o embaixador é aquele que está no território outro a defender o seu território”.

“’Embaixadores da Esperança’ é um termo que encontrei na boca dos recuperados da Fazenda da Esperança. São rapazes que foram para lá para se recuperarem. No final, assumem nas suas vidas de que eles devem ser embaixadores da esperança”, revelou, acrescentando que, no fundo, os rapazes entraram sem vida naquele centro de recuperação e, no fim, “saíram cheios de vida, amor e de muita coisa para dar”.

Segundo o autor, os internos, depois de recuperação, “regressam à sociedade como embaixadores da esperança a dizer aqueles que estão descartados que, afinal, há uma vida para eles”.

O livro “Embaixadores, precisam-se!”, segundo o autor, é um conjunto de contos que escreveu durante o período da pandemia, sendo que alguns foram redigidos antes do início da chegada da covid-19 a Cabo Verde.

“Cada conto é uma temática, é uma chamada de atenção para um aspecto importantíssimo da vida humana, da sociedade e do nosso tempo”, precisou, acrescentando que optou por um livro de conteúdo não religioso, mas quem o lê “percebe que é no humano que Deus quer manifestar-se”.

Segundo o padre Zé Álvaro Borja, que prefaciou a obra, “o autor faz escorrer a vida pelas casas ou barracas, praias ou alto-mar, ruas ou caminhos, escolas e bares dos bairros da vida, onde se experimenta ora na flor da pele, ora no fundo do peito as alegrias e as dores, o riso e o choro, a destruição, e as edificações, a ruína e o ressurgir de pessoas e fenómenos que clamam por profetas intérpretes da compaixão e semeadores da esperança”.

O lançamento do “Embaixadores, precisam-se”, na Cidade da Praia, está previsto para o dia quinta-feira, 08, seguido de São Salvador do Mundo, Calheta e Tarrafal.

José dos Santos Varela Cabral nasceu em Lagoa, aldeia recôndita do concelho do Tarrafal de Santiago.

É membro do clero diocesano, tendo sido ordenado sacerdote no dia 05 de Julho de 2020. Mestre em teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, o seu livro “Paternidade Humana reflexo da Paternidade Divina” foi vencedor do prémio PAULUS de Edição 2018.

Actualmente, é vigário na Paróquia de Santo Amaro Abade, Tarrafal, e, entre outros serviços, colabora como professor nas áreas de filosofia e teologia, na Escola de Formação Cristã da Diocese e Santiago.

Dans la même catégorie