ANP Inauguration à Niamey de la nouvelle ambassade des États Unis construite à plus de 150 milliards de francs CFA ANP Le Premier Ministre Ouhoumoudou préside la 12ème réunion du comité de pilotage de la mission Eucap Sahel Niger APS ONZE NOUVEAUX MEMBRES FONT LEUR ENTRÉE DANS LE CONSEIL D’ADMINISTRATION DE LA SODAV APS TOURNOI DE DUBAÏ : UNE DÉFAITE QUI OBLIGE LES LIONS À GAGNER LE DERNIER MATCH, SELON LEUR COACH APS TOURNOI U20 UAFA : MALICK DAFF SALUE LA BONNE ENTAME DE SON ÉQUIPE APS USSEIN : LES RECOMMANDATIONS DU CONSEIL ACADÉMIQUE POUR UNE REPRISE DES COURS DANS LES MEILLEURS DÉLAIS APS CÉRÉMONIE DE RESTITUTION DE L’INVENTAIRE SUR LE PATRIMOINE CULTUREL IMMATÉRIEL, MARDI APS QUATRE CAS COVID DÉTECTÉS AU SEIN DE LA DÉLÉGATION SÉNÉGALAISE, LE MATCH-TEST CONTRE L’ALLEMAGNE ANNULÉ (FSB) APS TAÏBA NIASSÈNE : DES SEMENCES D’ARACHIDE ’’SUR UNE ÉCHELLE DE 1000 HA’’ OCTROYÉES À DES PRODUCTEURS APS PROMOGED : PLUS DE 200 MILLIARDS MOBILISÉS POUR UNE GESTION RATIONNELLE DES DÉCHETS AU SÉNÉGAL

Livro “Sonhos e Desvarios” convida as pessoas a fazerem uma viagem pelos sonhos da autora – Apresentadora


  1 Novembre      2        Livres (163),

   

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – A apresentadora da obra “Sonhos e Desvarios” , de Fátima Bettencourt , considerou o livro de “muito interessante” porque convida as pessoas a fazerem uma viagem pelos sonhos da autora e ainda traz questões pertinentes para reflexão.

Zaida Sanches fez esta consideração esta quarta-feira à imprensa, minutos antes do acto de relançamento deste livro, que aconteceu hoje, na cidade da Praia, no âmbito da III edição da Morabeza – Festa do Livro, promovida pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e que decorre de 25 de Outubro a 03 de Novembro.

A apresentadora recomenda as pessoas a lerem o livro porque, a seu ver, será “um bom momento de viajar pelo mundo imaginário da autora”, sublinhando que, apesar de ser um livro de contos, é muito vincado no quotidiano e na realidade cabo-verdiano.

“Interessante é que são vivências e sonhos que ela mesma sonhou e que depois ela faz um trabalho de adequação à ficção e vai abordando diferentes temas, como o trabalho infantil, por partes fala da violência doméstica, do género, da imigração e emigração, dos caçubody e diferentes situações e peripécias que são vividas”, disse, enfatizando que a escritora já habitou as pessoas com uma boa escrita.

A primeira-dama, Lígia Fonseca, que foi convidada a fazer uma apreciação da obra, afirmou que quem conhece a voz da Fátima Bettencourt ao ler este livro fica com a impressão de estar a ouvi-la e essa sua voz, destacando que isto torna a leitura “mais agradável”.

Neste livro, sublinhou, a autora toca vários aspectos sérios do quotidiano, mas de uma forma mais “suave”.

“Estas histórias curtas que a escritora nos traz é uma boa forma de incentivar as pessoas para a leitura porque os assuntos são actuais. A forma como ela escreve é muito simples, deliciosa, e facilmente conseguimos que uma pessoa qualquer pegue no livro e não o largue até a última história”, sublinhou.

“Sonhos & Desvarios” é o oitavo livro da fundadora da Academia Cabo-verdiana de Letras, mas é o terceiro volume de contos que dá à estampa, uma vez que, segundo disse a autora, lhe dá mais prazer escrever textos curtos, como crónicas e contos.

Este livro de 15 contos, apesar de esses derivarem dos sonhos que ela teve e transformou-os em ficção foca em várias temáticas com componente cabo-verdiana, desde a delinquência juvenil, problemas da terceira idade, homofobia, entre outros.

Cada conto, afirmou, tem um sub-tema que é uma forma de alertar para algum problema social, por exemplo a delinquência, as drogas, o trabalho infantil e ainda tem um conto que liga uma ceita religiosa ao terrorismo.

A capa do livro foi ilustrada pelo artista plástico Tchalê Figueira.

Dans la même catégorie