MAP Afrique du Sud: la banque centrale maintient le taux directeur à 8,25% MAP Football féminin (U20): le Maroc s’impose largement face au Botswana en amical (6-0) Inforpress Cabo Verde acolhe oitava edição do Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO Inforpress África precisa de “forte investimento” na educação dos jovens que pode ser a “mola propulsora” da transformação do continente – PR Inforpress Primeiro-ministro apresenta vantagens de investimento em Cabo Verde no Fórum de Nova Iorque Inforpress Santo Antão: Experts mundiais em turismo da natureza esperados na ilha para debater diversificação turística em Cabo Verde Inforpress Portugal: Júnior Fernandes prepara-se para Mundial de Remo mas dificuldades financeiras persistem Inforpress Música: Cantora cabo-verdiana Teté Furtado lança no mercado single “Bida piscador” Inforpress Ministro “satisfeito” com resultados das políticas implementadas nos sectores ambiental e agrário Inforpress Índice de Preços do Comércio Externo: Preços dos Produtos Importados cai 0,3 % em Agosto de 2023

Macky Sall reeleito logo à primeira volta


  1 Mars      34        Monde (1296), Photos (4436), Politique (23430),

 

Bissau, 01 mar 19 (ANG) –  Macky Sall foi reeleito para a chefia do Estado do Senegal logo à primeira volta com 58,27% dos votos segundo dados provisórios quinta-feira divulgados pela Comissão Nacional de Recenseamento de Votos.
Os opositores contestam o resultado, mas descartam avançar com recursos para a justiça.
Depois de uma longa espera, os resultados da primeira volta presidencial foram anunciados pelo presidente da Comissão de recenseamento dos votos, o juiz Demba Kandji, perante dezenas de jornalistas.
Macky Sall vence por maioria com 58% dos votos contra 20,5% para o principal opositor e antigo primeiro-ministro Idrissa Seck.
Seguem mais distanciados nos resultados Ousmane Sonko com 15,6%, Issa Sall com 4% e Madické Niang, com 1,4%.
Ainda que sejam resultados provisórios só o Conselho constitucional pode promulgar os resultados definitivos.
Os candidatos têm agora 72 horas para recorrer dos resultados.
Idrissa Seck, em nome dos quatro candidatos da oposição, anunciou a rejeição firme « e sem reserva deste resultado ». Para os opositores o chefe de Estado cessante « confiscou a vontade do povo soberano e será o único a assumir as consequências face ao povo e à história ».
Macky Sall tem 56 anos e obtém agora um segundo mandato para implementar o seu lema « Senegal emergente ».
A primeira fase do seu dispositivo lançado em 2014 traduziu-se em grandes obras, nomeadamente a construção de uma nova cidade, a 32 kms da capital, Diaminadio, a abertura de um novo aeroporto internacional e a construção de um comboio expresso regional.
Tanto o antigo presidente da câmara da capital, Khalifa Sall, actualmente detido, como Karim Wade, o filho do ex presidente Abdoulaye Wade, também ele condenado pela justiça, tinham ficado de fora da corrida eleitoral.

ANG/RFI

Dans la même catégorie